Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Depilação dos pêlos pubianos aumenta o risco de infecção

Por Equipe Bem Star | Agência Estado

10/06/2013 - 0:00 h | Atualizada em 22/01/2021 - 0:00
Depilação com cera nas pernas
Depilação com cera nas pernas -

A depilação dos pêlos pubianos se tornou quase uma obrigação estética para a mulher. Mas, uma pesquisa realizada na França e publicada no periódico Sexually Transmitted Infections condena a prática. Segundo um estudo, a remoção dos pêlos nessa região, principalmente se for realizado com cera, aumenta o risco de inflamações e doenças sexualmente transmissíveis.

A pesquisa foi realizada no ano de 2012 pela Universidade de Indiana, com participação de 2.451 mulheres. Dois terços das jovens americanas, na faixa etária de 18 a 24 anos, realizam a depilação. No Brasil não existe uma estimativa, mas supõe-se que esse número seja ainda mais elevado, já que nosso país exporta o modelo de depilação conhecido como brazilian wax - depilação total dos pêlos pubianos nas mulheres. Método que a pesquisa relacionou a causa de um molusco contagioso que pode ser transmitido através do sexo.

A depilação fez quintuplicar o número de lesões na virilha entre os anos de 2002 e 2010, de acordo com outro estudo realizado pela Universidade da Califórnia, que revelou que 142.143 consultas médicas foram feitas em função de machucados genitais.

Todo os métodos clássicos de remoção do pêlo, como pinça, cera, lâmina, podem causar irritação na pele e causam risco de inflamação, sendo o mais comum a foliculite, provocada por uma bactéria que causa dor e transtornos estéticos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Depilação com cera nas pernas
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Depilação com cera nas pernas
Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

Depilação com cera nas pernas
Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Depilação com cera nas pernas
Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

x