SAÚDE
Edema de glote e choque anafilático
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A reação alérgica ocorre quando o organismo interpreta erroneamente alguma susbtância como alimento, medicamento, veneno de inseto, entre outros, e o seu contato com o organismo provoca reações perigosas como o edema de glote e o choque anafilático. Muitas vezes o edema pode acontecer repentinamente e a falta de ar ser aguda e, caso o indíviduo não seja socorrido a tempo ele pode morrer. Além da insuficência do ar podem ocorrer edema de lábios e pálpebras, placas avermelhadas pelo corpo e coceira generalizada.
Nesses casos o ideal é levar imediamente a vítima para o hospital para que seja administrado um antialérgico/antiinflamatório. O choque anafilático consiste no inchaço de lábios, boca e língua, prurido e placas vermelhas pelo corpo o que pode causar vômitos e diarréia, assim como convulsões, obstrução das vias aéreas e no pior caso a morte.
Se a pessoa entrar em parada respiratória a reanimação deve ser iniciada imediatamente; se a pessoa sabe que é alérgica deve andar sempre com um comprimido antialérgico e claro, não entrar em contato com o alérgeno. Sempre observar os rótulos de alimentos e medicamentos, e perguntas se há a presença do alérgeno para que não corra o risco de sofrer o edema de glote ou o choque anafilático.
Referências:
VARELLA, D. Coleção doutor: primeiros socorros, Editora Gold, São Paulo, 2009.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes