SAÚDE
Efeitos da suplementação de vitamina D no uso de antibióticos
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A vitamina D é conhecida por ser essencial na manutenção óssea. Estudos in vitro demonstraram que os metabólitos da vitamina D também apresentam importantes propriedades imunomoduladoras o que poderia ser benéfico na prevenção de infecções e consequentemente em uma redução no uso de antibióticos.
Estudos com idosos suplementados com altas doses de vitamina D tiveram uma redução significante na prescrição de antibióticos comparados com o grupo placebo. Os pesquisadores acreditam que a suplementação tem mais resultado em pessoas mais velhas por conta do declínio progressivo da função imune aumentando com a idade. Estudos experimentais sugerem que os metabólitos de vitamina D participam tanto de respostas do sistema imune inato como o adaptativo reduzindo as infecções bacterianas e virais.
A vitamina D age na resposta inata antimicrobiana induzindo peptídeos como a catelicidina e a defensina que ativam a inativação dos patógenos. Além disso, ajuda na diminuição da produção de citocinas pró-inflamatórias causadas pela infecção diminuindo a inflamação.
Referências:
TRAN, B. et al. Effect of vitamin D supplementation on atibiotic use: a randomized controlled trial, Am J Clin Nutrition, v.99, p.156-61, 2014.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes