SAÚDE
Efeitos de uma dieta cetogênica no metabolismo e na performance física
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
O status energético do músculo esquelético exerce efeitos profundos no metabolismo de repouso e no uso de energia durante o exercício, na capacidade física, na regulação da sinalização celular e na expressão genética, assim como nos inúmeros processos envolvidos na adaptação do treinamento. Dietas ricas em carboidratos aumentam os estoques de glicogênio muscular e hepático, melhorando a performance de endurance, e ao mesmo tempo, aumentando a taxa de utilização de carboidratos durante o exercício. Tendo isso em mente, alguns atletas e pesquisadores tem experimentado procedimentos dietéticos os quais possam diminuir a taxa de utilização de carboidratos, enquanto aumentam o metabolismo lipídico durante o exercício prolongado. Parece que tal alternativa pode ser induzida por uma dieta rica em gordura e pobre em carboidratos.
Pesquisas sugerem que uma leve cetose possa oferecer um potencial terapêutico em doenças relacionadas com a insuficiência de substrato ou resistência à insulina, aqueles resultantes de danos pelos radicais livres e hipóxia. Por outro lado, existem outros estudos indicando que as cetonas sanguíneas são relacionadas com fadiga e esforço percebido durante o exercício. Apesar de alguns benefícios terapêuticos, as dietas cetogênicas criam consequências fisiológicas severas. Podem apresentar efeitos colaterais para o esporte como a desidratação, a hipoglicemia e um aumento no risco de pedras nos rins. Além de induzirem à distúrbio metabólicos, causando acidose, perda de peso, crescimento inadeuqado, deficiência de vitaminas e minerais, hiperuricemia, anemia e leucopenia.
A longo prazo, dietas ricas em gorduras podem ser benéficas à atletas de endurance, somente durante a estação de preparação, onde há um alto volume mas uma intensidade de leve a moderada nas cargas de treino. Um alto volume de treinamento em uma dieta cetogência aumenta o metabolismo lipídico durante a atividade física, reduzindo a massa corporal e de gordura e diminduino o dano muscular pós exercício. Dietas cetogênicas pobres em carboidratos diminuem a habilidade de performance em atividades intensas, devido à queda nos estoques de glicogênio muscular e diminuindo a atividade de enzimas glicolíticas, prejudicando assim a performance nesses casos.
Referências
ZAJAC, A. et al. The Effects of a Ketogenic Diet on Exercise Metabolism and Physical Performance in Off-Road Cyclists, Nutrients, v.6, p.2493-2508, 2014.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes