SAÚDE
Efeitos dos detergentes sob a pele
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Estadão Conteúdo
Os limpadores são designados para remover poeira, suor, óleo e outros materiais da superfície da pele, em princípio sem comprometer a sua funcionalidade. No entatno, exposição repetitiva ao sabão durante a lavagem resulta em secura pós-lavagem, pele mais fina, irriação e dano à barreira cutânea, dependendo da natureza química da solução limpadora utilizada. Sabões e detergentes tem demonstrado extrair os lipídios e em alguma extensão as proteínas da superfície da pele, afetando a integridade da matrix extracelular do extrato córneo.
A reposição do sabão e detergente por detergentes sintéticos em conjunto com mituras de umectantes é uma boa opção. Os limpadores sintéticos, incluindo o SCM (que contém o isetionato ocoil de sódio e os ácidos graxos C6-C18) tem demonstrado causar um menor dano à barreira cutânea, ;além de modificarem os níveis de hidrtação sem variações significativas aparentes no pH ou no estrato córneo da pele.
Referências
BLOKSGAARD, M. et al. Effect of detergents on the physicochemical properties of skin
stratum corneum: a two-photon excitation fluorescence microscopy study, International Journal of Cosmetic Science, v.36, p.39-45, 2014.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes