Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Engasgamento – manobra de socorro

Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado

18/12/2013 - 6:00 h | Atualizada em 19/11/2021 - 5:40

O engasgo ocorre quando o caminho por onde o ar passa normalmente para ir aos pulmões é obstruído por pedaços de alimento, balas, pequenos objetos levados à boca, entre outros. Os sinais de engasgamento são: impossibilidade de respirar, de falar, de tossir e levar às mãos à garganta (sinal universal de engasgamento). O procedimento ideal é agir rapidamente já que em minutos a pessoa pode perder a consciência e morrer sufocada.

O procedimento varia se for adulto ou criança e, conforme o estado de consciência da pessoa. Se a vítima estiver cosciente o ideal é realizar a manobra de Heimlich: agarrando-a por trás, com os braços em torno da pessoa e com as mãos acima do umbigo da mesma. Apoiar de punho fechado nessa região e fazer 5 compressões fortes, de baixo pra cima até a pessoa desengasgar. Se a vítima estiver inconsciente deitá-la de barriga pra cima, puxa o seu queixo pra frente e caso consigo observar o que está provocando o engasgo retire-o com cuidado. Se não conseguir ver faça as 5 compressões de baixo pra cima, com as mãos acima do umbigo.

Caso não resolva colocar a pessoa com a barriga em cima de suas pernas (você sentado em uma cadeira) e realizar as compressões nas costas. Para crianças maiores o procedimento é o mesmo dos adultos. No caso de bebês apoie-o de barriga pra baixo apoiado em seu braço e faça 5 compressões nas costas dele. Caso essa manobra não funcione vire-o de frente e com dois dedos faça as compressões firmes no tórax. Se nenhuma das duas manobras resolveram chame socorro imediatamente.

Referências:

VARELLA, D. Coleção doutor: primeiros socorros, Editora Gold, Barueri, 2009.

Por Joyce Rouvier

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

x