SAÚDE
Governo do Estado apresenta política de inovação da Bahiafarma
Objetivo é estimular a pesquisa e internalização de tecnologias em saúde
Por Da Redação
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, apresentou nesta segunda-feira, 11, a política de inovação da Bahiafarma, instituição vinculada à pasta que é responsável pela pesquisa, inovação e adoção de tecnologias em saúde. Por meio de incubadoras de biotecnologia na área, a entidade ainda atua no incentivo ao empreendedorismo.
“Eu tenho aqui hoje a esperança de viver novos tempos. De que a gente possa oferecer ao nosso povo o que a gente produz e não depender tanto dos outros, e também pagar um preço justo por diversos medicamentos. Temos um grande cenário de perspectivas de fazermos grandes produções na Bahiafarma, de desenvolvermos tecnologia e inovação que contribuam para a sustentabilidade e efetividade do SUS”, afirmou Roberta Santana.
A política de inovação da Bahiafarma integra um conjunto de princípios, diretrizes e ações institucionais e deve contribuir para o fortalecimento de um ambiente e práticas de inovação alinhadas a iniciativas de acesso aberto e propriedade intelectual da Bahiafarma.
Ainda são objetivos da política a redução das desigualdades regionais, além da promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável e fortalecimento dos sistemas públicos de saúde, através da ampliação do acesso dos usuários a tratamentos de excelência.
“Essa Política de Inovação da Bahiafarma é um marco para o desenvolvimento técnico da nossa indústria farmacêutica, nessa parceria entre a Sesab, a Secti, o Ministério da Saúde e a Bahiafarma. Nossa expectativa é de não só medicamentos mais baratos e em maior quantidade para o povo baiano, como também para o resto do povo brasileiro”, acrescentou a titular da Sesab.
Após a apresentação da política, Roberta Santana e o o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, realizaram uma visita guiada às dependências da Bahiafarma, em Simões Filho (RMS), ao lado da presidente da instituição, Ceuci Nunes.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes