SAÚDE
Homens devem beber com amigos para viver melhor, diz estudo
Por Maíra Azevedo

Parece que os homens não vão mais precisar inventar desculpas para sair apenas com os amigos para "comer água". É que de acordo com uma pesquisa realizada por Robin Dunbar, diretor do grupo de pesquisa social e evolucionário de neurociência da Universidade de Oxford, no Reino Unido, os homens devem sair para beber com os amigos duas vezes por semana para melhorar a saúde.
O estudo indica ainda que os homens devem aproveitar as "noites com os caras" para se socializar, beber e rir juntos. Além disso, segundo a pesquisa, a prática de esporte por equipe também contribui para melhorar a saúde masculina.
Para o psicanalista Luciano Tomé, o estudo não pode ser generalizado, pois ao se fazer qualquer análise é preciso levar em conta o contexto social. "Pode ser que no Reino Unido, esse tipo de encontro macho-alcoólico, sem-mulheres, seja saudável. Já em capitais litorâneas brasileiras, por exemplo, basta ir a um bar para verificar que a alegria de homens, quando em encontros sem mulheres à mesa, não dura até o final da noite", afirma o especialista.
Ainda que o estudo realizado no Reino Unido afirme que os homens devem se reunir no mínimo com outros quatro machos para colher os benefícios da amizade masculina, o psicanalista Luciano Tomé lembra que a mulher ainda é importante no círculo dos marmanjos. "Embora sejamos ainda uma sociedade patriarcal e machista, de certa forma valorizamos a presença feminina, nem que seja pela via machista da objetificação. Portanto, mesmo que a mulher não esteja na roda dos amigos, a presença dela é fundamental para costurar o encontro. A cultura brasileira valoriza essa relação macho x fêmea".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes