Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
06/07/2023 às 19:08 • Atualizada em 06/07/2023 às 19:53 - há XX semanas | Autor: Da Redação

SIMPÓSIO

Internamento para cuidado da obesidade traz debate de saúde na Bahia

Diretor técnico do Hospital da Obesidade explica cenário do cuidado da doença

Endocrinologista fala de desafios do cuidado da obesidade
Endocrinologista fala de desafios do cuidado da obesidade -

O cuidado com a obesidade passa pelo internamento para a atenção multidisciplinar em saúde, alerta o Dr. Sérgio Braga, diretor técnico do Hospital da Obesidade, em Salvador. O tema ainda será debatido no 1º Simpósio do Hospital da Obesidade, realizado em 8 de julho, a partir das 8h30, no Fera Palace Hotel, no Centro Histórico.

O médico endocrinologista explica que a Bahia tem um sistema de assistência pública ambulatorial para o acompanhamento da doença, mas isso não tira a importância de uma atenção com tratamento transdisciplinar. A internação feita com o monitoramento do processo de perda de peso ainda é vista como alternativa para um público que fez a cirurgia bariátrica, mas voltou a recuperar o peso perdido, além de pessoas cujo procedimento não é indicado pelo quadro de saúde.

“A obesidade é uma doença com múltiplas causas, orgânicas, emocionais, psiquiátricas, genéticas. A ideia é tratar o paciente como um todo, existe a abordagem médica, a mais antiga, mas tem a nutricional, a psicológica, aquela feita com educadores físicos, terapia ocupacional, fisioterapia, psiquiatria, endocrinologia”, explica Braga, em entrevista ao Isso é Bahia, da Rádio A TARDE FM (103.9) nesta quinta-feira, 6.

Desafio

Entre os desafios para o cuidado com a obesidade, o diretor afirma que existem pacientes que não se reconhecem como portadores de obesidade, mas isso não muda o fato da ciência considerar uma doença. E ainda que as mesmas não desenvolvam de forma imediata outros quadros, como hipertensão, diabetes, as patologias irão aparecer dentro de determinado período.

“O total de 150 a 200 patologias surge por causa da obesidade. E existe uma incidência maior de câncer associada com a doença. Nós temos vários graus de obesidade, o IMC [Índice de Massa Corporal], que considera o peso e altura do paciente, serve como base de cálculo para se avaliar os diferentes graus de obesidade”, diz o médico.

Ele ainda reforça que a obesidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde uma doença crônica, progressiva e, também, uma epidemia global. De acordo com dados da OMS,mais de 500 milhões de pessoas – de diferentes faixas etárias - são obesas no mundo. Com relação ao cálculo do IMC, a obesidade grau 1 é classificada com valores entre 30,0 e 34,9 Kg/m2, grau 2 entre entre 35,0 e 39,9 Kg/m2. O grau 3 fica com resultado igual ou maior que 40,0 Kg/m2. O cálculo do IMC é feito da seguinte forma: divide-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros).

Cuidado multidisciplinar

No âmbito do cuidado multidisciplinar, Braga destaca a importância do trabalho de profissionais de diferentes áreas para a busca da saúde física e mental da pessoa com obesidade. Ele explica que situações como a pandemia da Covid-19, cuja a maioria das mortes pela doença foram de pessoas diabéticas e obesas, trouxe um outro olhar para a importância do cuidado com a saúde por parte do público.

“No começo da pandemia, os pacientes que mais morriam eram diabéticos e obesos. Isso fez com que muitas pessoas passassem a identificar melhor a obesidade. E muitas buscaram tratamento [em saúde]. A população passou a ter uma maior preocupação com o excesso de peso”, acrescenta o diretor.

Com relação à prevenção da obesidade, Braga destaca a importância de buscar ter estilo de vida saudável e evitar os excessos, em especial com a bebida e a comida. Além disso, buscar manter sempre a mente saudável, com o devido acompanhamento por parte de profissionais da área psicológica, psiquiátrica. “Se a mente estiver bem, o corpo está bem”, conclui.

Como participar:

As inscrições para o Simpósio podem ser realizadas através do número /WhatsApp: (71) 99730-4716 ou do

e-mail: [email protected].

Data: 8 de julho

Horário: 8h30h

Local: Fera Palace Hotel, Rua Chile, 20 Centro Histórico, Salvador, BA

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Endocrinologista fala de desafios do cuidado da obesidade
Play

Excesso de telas aumenta miopia na infância

Endocrinologista fala de desafios do cuidado da obesidade
Play

Terapeutas e escritores debatem a depressão em série de entrevistas

Endocrinologista fala de desafios do cuidado da obesidade
Play

Infectologista condena liberação de máscaras em locais fechados

Endocrinologista fala de desafios do cuidado da obesidade
Play

Cigarros eletrônicos trazem riscos à saúde, aponta pneumologista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA