SAÚDE
Lingonberry
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
As frutas vermelhas (berries) contém uma variedade enorme de composto fenólicos como as antocianinas, os flavonóides e os ácidos fenólicos. No caso da lingonberry flavonóides e antocianinas são os principais compostos. A lingonberry é uma fruta vermelha pequena da família Ericaceae originada dos países Nórdicos como a Rússia, Escandinávia e o Canadá. Ela é rica em antioxidantes como as vitaminas C, A e E, além dos polifenóis. Estudos atuais com o extrato da fruta demonstraram uma queda na proliferação de células cancerosas e aumento na morte dessas células. Também há relatos da sua função antimicrobiana e antiinflamatória (inibição do NFK beta).
Por ter atividade antioxidante diminui a produção de radicais livres e o estresse oxidativo prevenindo contra doenças crônicas e o envelhecimento precoce. Em estudos com mulheres foi observado uma redução considerável das rugas, manchas e firmeza da pele (inibição da tirosinase). Além de melhorar o perfil antioxidante natural do organismo e o perfil lipídico. Com relação a melhora nas manchas isso ocorreu provavelmente pela presença de compostos antioxidantes que atuam na síntese de melanina.
Referência:
MANE, C. et al. Food grade lingonberry extract: polyphenolic composition and in vivo protective against oxidative stress. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v.59, p.3330-3339, 2011.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes