SAÚDE
Melanina e cabelos brancos
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A melanina é um pigmento encontrado nos folículos pilosos da pele e do cabelo, e também confere a cor dos olhos. Quanto maior a concentração de melanina mais escuro é o cabelo. A pigmentação dos cabelos varia para cada espécie e serve a inúmeros propósitos como a proteção contra os raios UV, termorregulação, camuflagem e sinais sexuais. A melanina é um potente antioxidante e ajuda a diminuir a concentração de radicais livres. A sua síntese é controlada pela enzima tirosinase.
A perda de cor dos cabelos (grisalhos/brancos) é um resultado direto da perda marcante dos melanócitos ativos no folículo capilar em sua unidade pigmentar, e normalmente começa por volta dos 30 a 40 anos. A principal causa dessa perda de pigmentação é a depleção das reservas de células de melanócitos. Fatores estressantes como por exemplo agentes químicos e radiação podem favorecer sim uma queda de melanina precoce.
Fatores como alterações na tireóide e dieta pobre em vitaminas do Complexo B também podem acelerar esse processo. Alimentos ricos em complexo B como frutas, verduras e legumes devem ser adicionados, principalmente os de coloração verde escura. Assim como alimentos ricos em cobre como a lentilha, grãos integrais, abacate e amêndoa. A vitamina A também é essencial sendo encontrada principalmente leite e derivados, couve, abacate, frutos alaranjados como a cenoura e a acerola.
Referência:
SCHNEIDER, M.R. et al. The Hair folicule as a dynamic miniorgan. Current Biology, v.19, n.3, 2009.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes