SAÚDE
O óleo de canola é benéfico à saúde?
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A canola é uma planta de flores amarelas, pertencente a família Brassicaceae e originária do Mediterrâneo e do Norte europeu. Uma das suas espécies é a B. napus (colza) rica em ácido erúcico (tóxico) e por isso cientistas canadenses a modificaram melhorando a sua qualidade para a canola que cultivamos atualmente, sendo a terceira maior produção atrás apenas do óleo de soja e de palma. Apresenta baixos níveis de gorduras saturadas (7%), quantidades substanciais de ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs) e poliinsaturados (PUFAs), incluindo os ácidos oléico, linoléico e alfa-linolênico, assim como esteróis e tocoferóis, susbtâncias cardioprotetoras.
Evidências apontam que o óleo de canola tem propriedades cardioprotetoras, pois impede a peroxidação lipídica. Entretanto, em termos de modulação de HDL (colesterol "bom") e triglicérides seu papel continua controverso. Além disso, alguns pesquisadores acreditam que ele tenha função imunomoduladora. Apesar dos benefícios, eles ressaltam que ainda existem poucos estudos em humanos, o que não validaria 100% os seus benefícios e por isso mais estudos devem ser realizados.
Apesar de os estudos serem promissores, alguns apontam que o consumo a longo prazo do óleo de canola possa ser prejudicial, pois vem da colza. Os prejuízos incluíriam problemas neurológicos por meio da destruição da bainha de mielina (proteção do cérebro), alergias por ser geneticamente modificado, imunossupressão e câncer, daí a necessidade de mais estudos para que esse fato seja elucidado.
Referências
LIN, L. et al. Evidence of health benefits of canola oil, Nutrition Reviews, v.71, n.6, p.370-385, 2014.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes