SAÚDE
Olheiras
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | AgÍncia Estado
O processo de envelhecimento ao redor dos olhos implica na perda de volume e alterações cutâneas resultando em problemas estéticos, sendo um deles as olheiras. Hiperpigmentação suborbtial ou olheiras apresenta diversas causas como a hipercromia idiopática cutânea primária onde ocorre uma deposição genética de melanina na derme e na epiderme comum em mulheres adultas de cabelos escuros. Outra causa seria a hipercromia secundária a hiperpigmentação pós inflamatória ocasionada por dermatite atópica, alérgica ou fricção excessiva e, radiação ultravioleta.
Estrógenos e progesterona exógenos ou endógenos como ocorre na gravidez e amamentação também são possíveis causas que estimulam a deposição de melanina na pele. A vascularização do local também contribui para o aparecimento e nitidez das olheiras sendo relacionada com a desidratação, doenças agudas, falta de sono, doenças sistêmicas e stress. A rinite alérgica por exemplo afeta essa área provocando um edema afetando a drenagem venosa das pálpebras.
A causa mais comum das olheiras são as bolsas palpebrais inferiores causadas pela flacidez do speto orbital e pela protuberância da gordura retro-septal, resultando na formação de sulcos abaixo das bolsas. O tratamento deve ser feito por um dermatologista que irá analisar o subtipo da olheira e o melhor tratamento para ela. Esse tratamento irá variar de um gel cosmético, a peelings químicos, luz intensa pulsada, preenchimento com ácido hialurônico (botox) e lasers.
Referência:
CYMBALISTA, C. et al. Classificação etiopatogênica de olheiras e preenchimento com ácido hialurônico: descrição de uma nova técnica usando cânula. Surgical & Cosmetic Dermatology, v.4, p.315-321, 2012.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes