SAÚDE
Propriedades do vanádio
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
O vanádio é um mineral que compete com o cálcio, magnésio e ferro pelos locais de ligação. Apenas uma pequena parte é absorvida e, em seguida, liga-se a transferrina no sangue. As maiores concentrações são encontradas nos cabelos e pulmões, onde é provável que grande parte chegue por inalação.
Ele pode ser encontrado em muitos alimentos e a sua concentração varia pra cada local. Aqui no Brasil os grãos e derivados contribuem com 13-30% do total de vanádio e, as bebidas com 26-57%. Ele é necessário para a formação da insulina. Estimula também a proliferação e a diferenciação celular e inibe as enzimas ATPases, fosfatases e fosforil. Apesar de ainda não estar esclarecido, a sua deficiência parece estar relacionada à distúrbios no metabolismo lipídico e de carboidratos.
Estudos mostraram que a suplementação de vanádio no diabetes pode povocar uma diminuição da necessidade de insulina, da glicemia de jejum e da Hba1c. Em doses altas pode ser neurotóxico, nefrotóxico, provocar depressão do crescimento e do consumo alimentar e diarréia. No transtorno bipolar esse mineral encontra-se em níveis elevados e portanto não deve ser suplementado.
Referências:
BIESALSKI, H.K.; GRIMM, P. Nutrição: texto e atlas, Editora Artmed, Porto Alegre, 2008.
PASCHOAL, V. et al. Suplementação funcional magistral: dos nutrientes aos compostos bioativos, VP Editora, São Paulo, 2008.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes