SAÚDE
Refluxo biliar
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
Refluxo biliar é um distúrbio gastrointestinal. A maioria das pessoas já conhece o distúrbio do refluxo ácido, quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago. O refluxo biliar é uma condição semelhante, onde a bile (emulsificante de gordura) reflui para o estômago e esôfago. Os sintomas de refluxo biliar podem ser graves. Quando a medicação não está fazendo efeito, os médicos podem recomendar a cirurgia.
O ácido ursodesoxicólico é um medicamento prescrito pelos médicos para o tratamento do refluxo biliar. Ele ajuda a promover o fluxo natural da bile. Além de medicamentos e cirurgias, mudanças no estilo de vida também são benéficas como parar de fumar, pois o cigarro aumenta a acidez do estômago, diminuindo a produção salivar que ajuda na proteção do esôfago. Reduzir o consumo de gorduras também é válido já que elas causam o relaxamento o esfíncter esofágio retardando o processo de digestão. Mudar sua posição na hora de dormir também pode facilitar o alívio dos sintomas. Travesseiros não são geralmente suficientes para criar o ângulo correto. Recomenda-se a compra de um travesseiro de espuma ou o uso de blocos para elevar a posição de dormir.
Consumir refeições menores podem ajudar a reduzir o refluxo biliar, pois torna menor a pressão colocada no esfíncter esofágico. Alguns alimentos são irritantes esofágicos e devem ser evitados como: comidas apimentadas, chocolate, frutas cítricas, café, bebidas gasosas, sucos cítricos, tomates, menta e molhos que contenham vinagre. A camomila e o alcaçuz podem agir como anti-inflamatórios, o olmo pode revestir e proteger o esôfago e a alteia pode aliviar os sintomas em geral. É importante ressaltar que esses tratamentos podem causar efeitos colaterais e por isso só devem ser consumidos com prescrição médica ou nutricional.
Referências
https://www.ehow.com.br/tratamento-refluxo-biliar-estrategia_20042/
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes