SAÚDE
Um dos idealizadores do SUS, médico Hesio Cordeiro morre aos 78 anos
Por Da Redação

O médico sanitarista e professor, Hesio de Albuquerque Cordeiro, morreu neste domingo, 8, aos 78 anos, no Rio de Janeiro, em razão de uma doença degenerativa. Hesio foi um dos formuladores da proposta de criação de um "sistema universal de saúde" no Brasil e ajudou a fundar o SUS. As informações são do G1.
Cordeiro era mineiro de Juiz de Fora. Além disso, era um profissional respeitado devido seus feitos nos últimos 45 anos pela saúde nacional.
Em 1971, o médico sanitarista foi um dos fundadores de um grupo progressista, que criou o Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O IMS foi responsável por desenvolver as bases para a Constituição de 1988, que criou o Sistema único de Saúde (SUS).
Formado em Medicina pela Uerj em 1965, cursou mestrado na instituição em 1978 e doutorado na Universidade de São Paulo, em 1981. Desde 1971 até aposentar-se, em 1996, lecionou no Instituto de Medicina Social (IMS/Uerj), unidade que ajudou a fundar e dirigiu entre 1983 e 1984.
Hesio trabalhou, inclusive, como consultor da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), atuando em diversos países. No biênio 1983-1985, presidiu a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), onde se destacou em defesa do Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes