RESULTADO EFICAZ
Vacina contra câncer de pele da Moderna terá testes acelerados
FDA, um tipo de Anvisa dos EUA, deu aval para próxima fase dos testes da vacina
O grupo farmacêutico Moderna recebeu autorização da Food and Drug Administration (FDA) para avançar nos testes da vacina experimental da Moderna contra o câncer de pele, informou a empresa na quarta-feira, 22. A FDA é um órgão de vigilância sanitária norte-americano com as mesmas finalidades que a Anvisa, do Brasil
A FDA permitiu a próxima fase dos testes após os medicamentos experimentais desenvolvidos para o tratamento de doenças graves mostrarem resultados mais eficazes do que os existentes. Com isso foi autorizado que o estágio final dos testes seja acelerado.
A vacina da farmacêutica usa a tecnologia de mRNA, a mesma utilizada na vacina contra a Covid-19 da empresa norte-americana que, em associação com o medicamento Keytruda, da Merck, é destinada ao tratamento de pacientes de alto risco.
Keytruda atua contra as células tumorais dos pacientes. A vacina da Moderna fornece ao sistema imunológico as chaves para a assinatura do DNA do tumor. Dessa forma espera-se que as células T funcionem para combatê-lo, caso o câncer retorne.
Em dezembro de 2022, foram divulgados resultados de um estudo de fase 2 da farmacêutica mostrando que a terapia reduziu o risco de retorno da doença após a cirurgia em 44%, em comparação com o uso do Keytruda, de forma isolada.
As duas farmacêuticas informaram, através de um comunicado, que irão continuar discutindo os resultados com os órgãos reguladores e iniciarão um estudo de fase 3 ainda em 2023. Elas esperam expandir os estudos para outros tipos de tumor, incluindo câncer de pulmão de células não pequenas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes