Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > TECNOLOGIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

GOOGLE FOR BRASIL

Google lança recursos de inteligência artificial para educação e clima

Novidades foram anunciadas durante a quinta edição do evento anual Google for Brasil

Por Bianca Carneiro*

27/06/2023 - 10:48 h | Atualizada em 28/06/2023 - 16:28
Evento trouxe como um dos seus maiores destaques o uso da inteligência artificial
Evento trouxe como um dos seus maiores destaques o uso da inteligência artificial -

Apresentar soluções em tecnologia para áreas relevantes da sociedade. Essa é a proposta do Google for Brasil, evento anual promovido pela gigante da internet na manhã desta terça-feira, 27, em São Paulo. O Portal A TARDE foi um dos veículos baianos convidados pela plataforma para conhecer as novidades.

Em sua quinta edição, o Google for Brasil trouxe como um dos seus maiores destaques o uso da inteligência artificial. A tecnologia vai ser integrada de modo especial em iniciativas para duas áreas diferentes: a educação e a questão climática.

Presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, fez os anúncios
Presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, fez os anúncios | Foto: Divulgação

Na educação, o Google anunciou o lançamento do Série de Exercícios, recurso que vai chegar no segundo semestre de 2023 ao Google Sala de Aula.

A ferramenta utiliza Inteligência Artificial (IA) para automatizar atividades e ajudar os educadores na tutoria por meio de tarefas interativas e suporte personalizado para cada aluno.

Por meio de insights, a ferramenta vai mostrar, por exemplo, quais assuntos precisam de mais tempo de explicação e qual estudante precisa de apoio extra, além de dicas para planos de aula. Os estudantes poderão verificar suas respostas para saber se estão no caminho certo e há, ainda, um espaço de orientação individual para que consigam espaço para mostrar o trabalho e permitir que os professores entendam melhor seu pensamento.

Já na proteção ambiental, o Sistema de Alerta de Previsão de Inundações usa IA e dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) para emitir alertas em tempo real e previsão de enchentes na Busca e no Google Maps para mais de 80 localidades em todo o país. Os atletas são enviados em tempo real para os celulares das comunidades em áreas de risco.

Além de distribuir alertas por meio das plataformas, o recurso traz informação detalhada sobre o nível das águas dos rios e previsões de cheias, que podem ajudar a população ribeirinha a ter informações e se proteger com até sete dias de antecedência.

Segundo o Google, de novembro a abril, o sistema emitiu 58 alertas de enchentes em tempo real em todo o país, em seis estados brasileiros, impactando 4,4 milhões de pessoas que moram nas regiões afetadas.

Além da localização da zona de perigo, as pessoas são direcionadas a uma série de conteúdos relevantes e confiáveis de fontes oficiais, incluindo links, telefones e orientações de emergência. Também é possível identificar as regiões de perigo diretamente no Flood Hub, plataforma de informações sobre enchentes do Google.

Outros anúncios

O escopo de novidades divulgado no evento é grande e inclui iniciativas de fomento à educação, cultura e combate à desinformação, ações para digitalizar e capacitar pequenas e médias empresas, atualizações na carteira do Google, programas para sustentabilidade, entre outros anúncios. Confira:

Democratização do futebol

O YouTube vai exibir ao vivo, em parceria com a CazéTV, 24 jogos da Copa do Mundo Feminina, gratuitamente. De acordo com uma pesquisa da Float, encomendada pelo YouTube, 80% dos brasileiros afirmam que querem ver mais mulheres no futebol profissional, seja jogando, comentando ou apitando jogos. Para essa Copa, o canal ganha o reforço de Fernanda Gentil no cast das transmissões.

Jornalismo

O YouTube renovou a parceria com International Center for Journalists (ICFJ) e lançou a segunda edição do programa Jogo Limpo, versão “2.0”, iniciativa que tem por objetivo promover métodos e modelos de produção factual para combater os impactos negativos e impedir a disseminação de conteúdo desinformativo. Destinado a jornalistas, checadores de fatos e equipes colaborativas que trabalham contra a desinformação, para este ano o programa contemplou ideias que se encaixem nas categorias de produção de conteúdo, desenvolvimento tecnológico e alfabetização midiática.

Os selecionados receberão uma bolsa de até US $13.750,00, além de 5 meses de mentoria e a oportunidade de divulgação do trabalho com o apoio do YouTube e do ICFJ. Todos os projetos devem estar relacionados ao combate à desinformação no Brasil, ter cunho jornalístico e ser inovadores.

Economia

O Google e a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) firmaram uma nova parceria para ajudar na digitalização e no impulsionamento dos negócios de pequenas e médias empresas de Turismo no Brasil. A iniciativa prevê a capacitação de empreendedores para identificar tendências do mercado usando ferramentas do Google para 35 mil PMEs do segmento.

Os treinamentos serão ministrados por especialistas do Google, e contará com o apoio da Embratur Lab, frente de inovação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. O objetivo é facilitar a digitalização de PMEs do setor – com foco em empresas que atuam com atrações locais, como parques aquáticos, museus e passeios –, por meio de orientações para que elas possam gerenciar a sua presença digital e expandir seus negócios por meio da internet.

Os cursos vão ensinar, por exemplo, como manter atualizadas as informações no Perfil da Empresa (que é o painel que aparece sempre que alguém pesquisa por um serviço, experiência ou estabelecimento na Busca e no Google Maps), incluindo fotos, horário de funcionamento, contato e preço de ingressos e serviços. Essas empresas também serão treinadas para monitorar tendências de pesquisa de viagens com base em dados do Google, orientando os negócios a focar sua estratégia com base no que as pessoas estão, de fato, procurando naquela região.

Inscrições neste link.

Tecnologia nos apps

Os brasileiros que utilizam a Carteira do Google no Brasil serão os primeiros no mundo a ter acesso a um novo recurso que permitirá pagamentos a partir da leitura de QR Codes. O novo recurso, que será lançado nos próximos meses, torna qualquer smartphone com sistema operacional Android capaz de fazer pagamentos digitais com cartões de crédito e débito, democratizado o acesso a uma facilidade que antes estava restrita aos celulares equipados com a tecnologia NFC, usada nos pagamentos por aproximação.

Quando a tecnologia estiver disponível, bastará apontar a câmera do celular para o código dinâmico exibido na tela da maquininha para fazer um pagamento usando os cartões de crédito ou débito armazenados na Carteira do Google. A autenticação da compra, por meio de senha ou biometria, pode ser exigida dependendo do emissor do cartão e do valor da transação, mas a Carteira sempre exigirá o desbloqueio do celular antes de uma transação.

Além disso, após algumas transações, o aplicativo pedirá um novo desbloqueio ao usuário por motivos de segurança.

Sustentabilidade

O Google e O Boticário fizeram uma parceria inédita para ajudar as pessoas a encontrar mais facilmente informações sobre pontos de coleta de materiais recicláveis que estejam disponíveis nas proximidades, utilizando o Google Maps. Além da localização dos pontos de coleta, também serão informados os tipos de materiais que podem ser entregues em cada um deles. Na prática, os brasileiros poderão descobrir onde podem entregar diferentes resíduos que têm em casa, como garrafas plásticas, eletrônicos, baterias, garrafas de vidro, lâmpadas, entre outros.

A parceria prevê a inclusão de 3,5 mil novos pontos de reciclagem em todo o Brasil no Google Maps a partir das próximas semanas, com base em dados coletados pelo eCycle. Os dados serão sinalizados com o atributo de reciclagem da plataforma do Google, com o apoio de O Boticário. O número deve dobrar a partir dos próximos meses e chegar a 10 mil pontos ao longo da parceria de dois anos entre as empresas.

A lista de pontos de reciclagem vai incluir os locais disponíveis do Boti Recicla do Boticário – maior programa de logística reversa do Brasil em pontos de coleta do setor de cosméticos –, além de Quem Disse, Berenice?, Eudora e Tô.que.Tô - marcas do Grupo Boticário que também recebem essas embalagens.

Ao pesquisar na Busca ou no Google Maps termos como “reciclagem de baterias perto de mim”, “reciclagem de cartuchos de tinta perto de mim” ou “reciclagem de sacolas plásticas perto de mim”, entre outros termos, os brasileiros poderão encontrar locais de coleta desses itens que estejam próximos à sua localização. Selecionando o ponto de coleta desejado, as pessoas encontrarão informações atualizadas, como tipo de resíduos que podem ser entregues no local, endereço e telefone, além de conseguir salvar o local para visitar depois e traçar uma rota.

Social

O google prometeu facilitar o acesso a informações confiáveis sobre benefícios sociais, como Bolsa Família e Seguro-Desemprego, além de serviços úteis sobre vacinação e oportunidades de trabalho.

A partir de agora, quando uma pessoa fizer buscas sobre benefícios sociais do Bolsa Família e Seguro-Desemprego, será possível encontrar no topo dos resultados da Busca do

Google um painel com links para conteúdo oficiais do governo federal, além de informações úteis sobre elegibilidade do cidadão para receber o benefício e passo a passo de como enviar o pedido. Para ter acesso à experiência, basta pesquisar por “Bolsa Família” ou “Seguro-Desemprego”. A iniciativa tem o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), responsável pela Plataforma GOV.BR.

Em iniciativa inédita, o Google também facilitará o acesso a informações sobre vacinação no país. Inicialmente, a empresa vai disponibilizar informações atualizadas sobre 40 mil pontos de postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS) existentes no Brasil, tanto

na Busca quanto no Maps. Assim, ao buscar no Google por "Postos de saúde perto de mim", “Vacina perto de mim”, “Pontos de Vacinação” ou “Onde posso me vacinar?”, a Busca exibirá os pontos de vacinação mais próximos às pessoas. Ao clicar no ponto de vacinação, será possível ter acesso a dados atualizados sobre localização, telefone, site e horários de funcionamento da unidade.

Além da inclusão de pontos que não apareciam anteriormente e atualização dos dados, a iniciativa também inclui treinamentos dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde coordenados pela equipe do Google para instruí-los a adicionar e manter em dia as informações desses locais no Perfil da Empresa - ferramenta pública e gratuita do Google para que os estabelecimentos e locais gerenciem e mantenham suas informações atualizadas na Busca e no Maps.

Ainda em linha com o objetivo de ajudar os brasileiros nos momentos em que mais precisam, o Google também está melhorando a experiência de pesquisa por empregos na Busca, trazendo mais oportunidades de trabalho para prestadores de serviço, freelancers, autônomos, entre outros.

Será possível consultar uma base com 320 mil oportunidades de trabalho para autônomos nos resultados de sua pesquisa, a exemplo de vagas para trabalhadores temporários, empreiteiros, encanadores, diaristas, freelancers, entre outras, disponíveis na base do Trabalha Brasil, site do Banco Nacional de Empregos (BNE).

As pessoas poderão pesquisar as vagas e serviços disponíveis e visualizar uma lista de oportunidades. A busca pode ser personalizada para cada perfil de candidato, com opções de filtro. Além disso, há a opção de alertas para receber uma notificação por e-mail quando novas vagas forem abertas. Segundo o BNE, a ideia é estender essas vagas para 1 milhão até o final do ano.

*Repórter viajou a São Paulo para cobertura do evento

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Evento trouxe como um dos seus maiores destaques o uso da inteligência artificial
Play

Movie Gen: veja como funcionar nova plataforma de criar vídeos da Meta

Evento trouxe como um dos seus maiores destaques o uso da inteligência artificial
Play

Representantes de startups discutem tecnologia na Bahia; veja o evento

Evento trouxe como um dos seus maiores destaques o uso da inteligência artificial
Play

Apple lança quatro modelos de iPhone 14

Evento trouxe como um dos seus maiores destaques o uso da inteligência artificial
Play

Projetos inovadores sofrem com corte de verbas e investimento

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA