TURISMO
Guarajuba para fechar o verão
Por JORNAL A TARDE
O balneário pertence ao município de Camaçari e está localizado a 3 km do distrito de Monte Gordo
BERNARDO DE MENEZES
Urbanizada e com condomínios de luxo, Guarajuba é bem procurada também por pessoas que vão passar um dia inteiro na praia ou descansar num fim de semana. Foi assim também neste último Carnaval. De mar convidativo ao banho, ao surfe e ao mergulho, Guarajuba dista apenas 42 km do aeroporto de Salvador pela BA-099 (Estrada do Coco). Na maré rasante, suas areias são ideais para caminhadas longas.
Andar pela praia, sem hora para voltar, ou então ir de carro a alguma localidade vizinha são boas opções. A 10 km ao sul está Jacuípe, com seu rio e manguezais, e 7 km ao norte fica Itacimirim, outro famoso point de veraneio. Agora, se o excesso de tranqüilidade de Guarajuba lhe deixar muito inquieto, Praia do Forte está 12 km ao norte, com seus bares, restaurantes, lojas e ruas tomadas por turistas.
RESORT Como se pode ver, Guarajuba está estrategicamente localizada no litoral norte. Não foi à toa ter sido escolhida para a construção do recém-inaugurado Vila Galé Marés, resort pertencente à segunda maior rede hoteleira de Portugal. Ali, os lusitanos encontraram beleza natural e proximidade com Salvador, o aeroporto internacional e a bela Linha Verde.
A chegada do novo empreendimento põe Guarajuba ainda mais em evidência e cria expectativas positivas na comunidade. Valéria Pimentel, gerente da Pousada Aconchego, orgulha-se de Guarajuba ser um dos lugares melhor urbanizados da Estrada do Coco, de ser bem visitada e de integrar a Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoas de Guarajuba.
Mas lamenta que a quase totalidade de suas barracas de praia ainda não tenha sido beneficiada com fornecimento de água, energia elétrica e uma melhor estética. Durante o ano, é intensa a demanda de pessoas que aproveitam os fins de semana ensolarados para descontrair à beira-mar, o que exige uma estrutura de atendimento compatível com o interesse dos clientes.
Comunidade espera por delegacia
O comerciante Maurício Gamboa, carioca residente há dez anos em Guarajuba, cobra a instalação de uma delegacia policial na localidade. É, segundo ele, um compromisso assumido pelo governo do Estado há pouco mais de um ano. A expectativa de incremento da demanda turística não só em Guarajuba como em outras localidades brindadas pela hotelaria internacional (Praia do Forte, Imbassaí, Sauípe...) só reforça a tendência de o litoral norte consolidar-se como um dos principais destinos da América do Sul.
Guarajuba tem quase uma dezena de condomínios residenciais, sendo o primeiro deles existente há três décadas. Há no total mais de dois mil lotes, com cerca de 1.072 casas cadastradas. O mais novo condomínio é o Paraíso do Mar, ainda em fase de terraplanagem. Guarajuba tem quase 6 km de praia, com diferentes opções de banho, desde o mar aberto e bravio (à direita de quem entra e próprio para o surfe), até grandes piscinas naturais e uma barreira de corais, localizada em uma área mais afastada, onde são encontradas várias espécies marinhas.
Cerveja na areia e beleza submarina
As barracas de praia mais estruturadas (alguns chamam de restaurantes praianos) são a do Prefeitinho e a do Carlinhos, onde é difícil encontrar vaga para estacionar após as 10 horas nos fins de semana mais concorridos. Elas ficam na Praia do Porto, a mais freqüentada. Valéria Pimentel lembrou que Guarajuba é bem procurada por visitantes de Maceió e, principalmente, Aracaju, que chegam pela bem pavimentada Linha Verde.
Se na areia a farra acontece com cerveja gelada, peixe frito, moquecas e tira-gostos em geral, no mar o programa é outro: o mergulho contemplativo e a pesca submarina na modalidade apnéia, que exige preparo físico e fôlego (pois dispensa o cilindro de oxigênio). Abaixo da linha dágua, o esforço compensa com a visão de peixes de variados tamanhos (barracudas, olhos-de-boi, dourados etc...) e corais. Uma tentação para os fãs do arpão, mas a pesca exige licença prévia do Ibama.
SERVIÇO
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes