TURISMO
Rio, cidade-natureza
Por JORNAL A TARDE
Aninhado entre o mar e as montanhas, Rio de Janeiro sempre é um prazer renovado para os brasileiros que a visitam em qualquer época do ano
Edvaldo F. Esquivel*
Mesmo com todos os contrastes urbanos e sociais, é provável que não exista outra cidade no mundo que se iguale ao Rio de Janeiro em beleza natural. Os navegadores portugueses, na primeira expedição para explorar a costa do Brasil, em 1502, ficaram, digamos, embasbacados, quando lá chegaram em 1º de janeiro de 1502. Era formosura demais... aquelas montanhas brotando do meio do mar e cobertas por uma exuberante floresta atlântica. Definitivamente, o Rio não é um lugar comum.
Pensaram que era a foz de um rio e deram-lhe o nome de Rio de Janeiro. Tempos depois, no dia 20 de janeiro de 1565, Estácio de Sá decide fundar a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao santo do dia. Pouco ligou para o fato de que ali poderia ter criado tudo, menos uma cidade.
Na época, a benfeitoria ainda sofria os efeitos da ocupação francesa, ocorrida um ano antes. Os invasores só seriam expulsos em 1567, abrindo caminho para o Rio tornar-se a sede do governo das províncias do Sul. Em 1763, torna-se a capital do Vice-Reino e, mais tarde, em 1808, com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, passa ser a capital da Coroa. Foi capital do Império, após a Independência, em 7 de setembro de 1822, e da República, de 15 de novembro de 1889 a 21 de abril de 1960, com a inauguração de Brasília, a obra máxima de JK. O Rio de Janeiro, portanto, participou dos acontecimentos mais importantes da História do Brasil.
Durante esse tempo, a cidade não parou de crescer. As transformações urbanas foram muitas e por pouco não destruíram por completo a sua memória histórica, centralizada no antigo centro. Na orla marítima, surgia, em 1923, o Copacabana Palace, hotel que ajudou a construir a fama da mais famosa praia do Brasil. Hoje, o Rio é uma cidade inteira, expandida e em harmonia com a sua beleza natural, que atraiu em 2005 quase 2 milhões de turistas estrangeiros.
*O jornalista viajou a convite do Rio Convention & Visitors Bureau
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes