VESTIBULAR
Alterações de tráfego ameaçam mobilidade de candidatos da Uneb

Por Karina Costa l A TARDE
Segue a maratona de vestibulares por todo o Estado. Neste domingo, 5, será o primeiro dia do processo de seleção dos 4.301 novos estudantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), mas os candidatos precisam estar atentos às mudanças no trânsito, previstas para domingo, e driblar mais este obstáculo. As provas acontecem neste domingo e na segunda-feira, 6, em 97 locais diferentes, distribuídos entre a capital e 24 cidades do interior.
Do total de 50 mil inscritos para a Uneb , aproximadamente 30 mil farão as provas em Salvador. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), no domingo, o tráfego de veículos será alterado em trechos da orla, nas proximidades do Farol da Barra, parte da Ondina e no Dique do Tororó.
Para os que querem garantir acesso tranquilo ao local das provas, recomenda-se que cheguem uma hora antes da abertura dos portões, às 7h20 (no horário local). O fechamento será às 7h50, impreterivelmente. No domingo, a partir das 4h da madrugada, estarão interditadas diversas ruas e trechos de circulação de Salvador, por conta do Dia do Marinheiro, na Avenida Costa e Silva, no Dique do Tororó; da Corrida da Perini, na orla; e por conta do projeto Ruas de Lazer, no Farol da Barra.
A Transalvador informa que, em virtude do Segundo Desafio Perini, estará interditado o tráfego na Avenida Octávio Mangabeira, no trecho que compreende a Rua Visconde de Itaborahy e a Rua Maranhão, na Pituba. Também em virtude da corrida estarão interditadas as vias: Rua Oswaldo Cruz , Rua João Gomes, Rua da Paciência, Rua Airosa Galvão (Rio Vermelho e Amaralina) e a Avenida Oceânica, na Ondina. Na Oceânica, há trecho reservado à prática esportiva, que também será interditado, das 5h às 8h.
Na Barra, na Rua Miguel Bournier, na Rua Leoni Ramos e no Largo do Farol da Barra, além da corrida, haverá o projeto Ruas de Lazer, com atividades recreativas para as crianças. Na Av. Sete de Setembro, a interdição é entre o Largo do Farol da Barra e a Rua Barão de Itapoan, até a Rua César Zama e a Alameda Antunes, continuando pela Av. Princesa Isabel até a Av. Princesa Leopoldina.
Durante os dias de prova, as linhas do Sistema Coletivo de Transporte por ônibus (STCO) serão reforçadas e irão operar, das 5h às 11h, com frota de dias úteis, utilizando 2.460 veículos distribuídos em 558 linhas. Já os veículos adaptados com elevadores vão operar das 5h às 14h.
A disputa - No domingo, os candidatos farão a prova de ciências humanas (história, geografia e conhecimentos gerais); língua portuguesa, língua estrangeira e a redação, que tem importante peso no processo. Já na segunda-feira, será a vez de ser avaliado o conhecimento dos vestibulandos em ciências naturais e matemática.
O documento oficial, com fotografia recente, em bom estado de conservação, e a impressão digital do candidato são imprescindíveis para entrar na sala onde são feitas os exames, a partir das 8h. É proibido o uso de aparelhos tecnológicos e celulares.
A prova de habilidade específica, aplicada exclusivamente para os concorrentes do curso de desenho industrial, será realizada no dia 19 de dezembro, no Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), no bairro do Barbalho, em Salvador.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes