Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > VESTIBULAR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VESTIBULAR

Novos filmes, velhas questões

Por Ricardo Sangiovanni

08/05/2007 - 8:54 h

Há dois vestibulares, a Universidade Federal da Bahia [Ufba] passou a indicar uma lista de dez filmes como parte do possível conteúdo do exame. A chegada do cinema ao temido concurso deu esperanças de que uma centelha de sensibilidade amoleceria o coração do bicho-papão. Doce devaneio: dois anos se passaram e a triste realidade é que, de fato, pouca coisa mudou no script do vestibular.



O que mudou mesmo foi a lista de filmes indicados para os próximos processos seletivos da Federal. Entre os dez, sete filmes aparecerão pela primeira vez em 2008 – curioso é que nenhum dos sete preteridos chegou a ser sequer mencionado nas questões das duas últimas provas. O cinema, como tantos assuntos, somou-se ao já extenso elenco de conteúdos figurantes no gigantesco programa do concurso. “Não acho o programa massacrante. Às vezes pensamos que é demais, mas um volume grande de conhecimento abre a mente, dá mais facilidade para o aluno se expressar“, contesta a professora Noélia Araújo, vice-diretora do Instituto de Letras. A unidade que seleciona os filmes.



Fato é que, em dois anos, somente dois títulos caíram nas provas – Deus e o Diabo na Terra do Sol [1964] de Glauber Rocha, e Cidade de Deus [2002], de Fernando Meirelles. Foram aproveitados, embora tratados sem muito glamour: na soma, foram só duas questões, órfãs nas provas de literatura da segunda etapa, em 2006 e 2007.



“O objetivo atual é entrelaçar literatura e cinema“, explica a professora. “Mas a Ufba já começou a articular a criação de um Instituto de Cinema. Com isso, a tendência é que, no futuro, o vestibular fale de linguagem cinematográfica“.



Brecha – Apesar de achar interessante a inclusão do cinema no programa do vestibular, Juvêncio Martins, 18, aluno do terceiro ano do colégio Antônio Vieira, não se ilude. “No vestibular, não dá para ir muito longe. Não tem brecha para sonhar“.



O lamento é de um cinéfilo voraz – dos 10 filmes indicados para o concurso, ele já viu oito. Mas a lista de indicados de seus sonhos seria bem diferente – teria filmes de Tarantino, Almodóvar e Hitchcock. A insatisfação e os anseios ele partilha com um restrito grupo de amigos.



Sua colega, Gabriela Muniz, 17, faz parte dele. “O vestibular tem uma visão estreita do conhecimento. O cinema é uma forma de arte. Comecei a gostar desde pequena, queria ver os filmes antigos para saber detalhes históricos. Cresci construindo uma visão mais crítica“.



Quando falam de filmes, os dois destacam elementos como direção, roteiro e fotografia. ”É comum que as pessoas se prendam ao enredo. É uma visão superficial”, diz Gabriela.



Do outro lado – ”Se depender da escola, não vamos assistir a filme nenhum. Não temos aula de audiovisual, nem contato com arte e cultura. Eles podiam fazer excursões, realizar mostras”. Quem assina a crítica é Arnaldo Marques Neto, 18, aluno do terceiro ano da Escola Estadual Manoel Novaes.



Apesar das dificuldades, Arnaldo cultiva, numa espécie de trincheira, seu interesse pela cultura. Sobretudo pelos filmes. A batalha já mostra resultado: durante a entrevista, Arnaldo se deu conta de que já assistiu oito dos dez filmes indicados.



Ele nunca fez qualquer curso de cinema, mas demonstra um espírito crítico afiado. ”As pessoas não prestam atenção em como a música induz a um determinado sentimento e até encobre erros do filme. Não olham a parte analítica”.



Além do cinema, Arnaldo gosta de estudar filosofia e jogar RPG com os amigos. Ele explica porque não descuida da cultura. “Quem se limita só a aprender português e matemática não tem futuro. Vai arranjar um emprego de peão, ganhar, no máximo, R$ 800 por mês. Quem vai longe é quem conhece bem geografia, história, filosofia“.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA