VESTIBULAR
O Contâiner, peça sobre imigração, está em cartaz

Por Karen Souza
Relações de poder, imigração e clandestinidade ganham voz na interpretação de O Contâineir, montagem que estreou ontem no Teatro Vila Velha e que traz os atores dA Outra Companhia de Teatro. Em cartaz de sexta a domingo, às 20 horas, a peça pode ser vista até 8 de outubro.
Em cena, o diretor Vinício de Oliveira Oliveira apresenta a história de três africanos que, ao fazer de tudo para chegar à Europa, embarcam num cargueiro português clandestinamente.
O texto O Contentor, do escritor angolano José Mena Abrantes, serviu como ponto de partida para a construção do espetáculo. Segundo o diretor, mais do que retratar a história de três africanos rumo a um País diferente ao de origem, a história mostra que a imigração é uma situação que ultrapassa as fronteiras nacionais e se transforma em algo global.
De acordo com Venício, situações de imigração acontecem a todo momento, mas é preciso conscientizar as pessoas sobre as condições subumanas em que vivem os clandestinos. Para demonstrar, o diretor usa personagens que estão fora de um contâiner real, localizado no meio do palco, para apresentar ou citar cenas semelhantes à vivida pelos africanos.
Assim, recupera situações de imigrantes mexicanos que fogem para os Estados Unidos ou de nordestinos que viajam em busca de melhores condições de vida para o Sul do País. Segundo os atores da companhia, apesar de o texto original quase não ter sido modificado, as cenas externas ao contâiner foram imprescindíveis para que a equipe dissesse tudo o que queria. São esses recortes que imprimem momentos de humor à temática, garantem eles.
No elenco, estão Camilo Fróes, Eddy Veríssimo, Geruza Doria, Isabela Silveira, Joedson Silva, Luiz Buranga, Luiz Antônio Jr. Paulo Prazeres e Thaís Alves.
O Contâiner | Sex a dom, 20h | Teatro Vila Velha (3336-1384) | Av. Sete de Setembro, s/n, Passeio Público | R$ 14 e R$ 7
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes