Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > VESTIBULAR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VESTIBULAR

Uneb: Professores comentam vestibular 2006 e 2007

Por A Tarde On Line

04/12/2006 - 10:50 h

Professores do colégio e curso Sartre COC comentam prova do vestibular passado da Uneb e falam sobre temas que podem cair este ano. O vestibular 2007 da Uneb acontece nos dias 10 e 11 de dezembro.



Português





2006l Questões se apóiam em textos informativos



A prova teve o seu formato convencional: 15 questões, distribuídas pelos conteúdos de interpretação, obras literárias e gramática aplicada ao texto. O texto, como ocorre na Ufba, foi extraído de um tablóide do Estado de São Paulo. Seu caráter informativo e atual facilitou bastante a compreensão do candidato. Nesse texto basearam-se quatro questões de interpretação e três de gramática. Como já está sendo uma prática em provas de vestibulares, utilizou-se uma tira de cartum como quesito de interpretação. As demais questões foram aplicadas a partir de textos extraídos das obras literárias previamente indicadas. A abordagem passou pelo conteúdo do texto em si e sua contextualização na obra. Houve, inclusive, questões de intertextualidade. Sintetizando, a prova não teve um alto grau de dificuldade, não sendo difícil encontrar até candidatos que conseguiram obter um resultado além do normal – 100% de acerto.



2007 | Atenção para as três novas obras indicadas



Cremos que não haverá nenhuma alteração substancial na confecção da prova deste ano. O único aspecto que sofrerá alteração advém do fato de três obras literárias terem sido substituídas. É prática da Uneb utilizar, como questão, a gramática dentro do texto, sem deixar de exigir do aluno a base, ou seja, o conhecimento normativo que o fará compreender o uso da gramática no contexto. Quanto ao texto usado na abertura da prova, é comum o caráter informativo e denotativo, de modo que os alunos não devem ficar amedrontados ou apreensivos. Os textos informativos são claros e objetivos e conduzem o candidato a uma visão crítica da realidade.



2007 | Como obter bons resultados



Uma boa maneira de o aluno obter bons percentuais na prova de português é concentrar-se bastante na leitura dos textos. É comum a perda da atenção, principalmente quando os textos são mais extensos. É necessário manter-se concentrado, afinal uma simples divagação pode comprometer o rendimento. Por vezes, um pequeno trecho pode servir de inspiração para uma ou várias questões e, ao dispersar-se na leitura, o aluno confunde-se, nutre-se de dúvidas e é naturalmente seduzido por proposições falsas. Nas questões atreladas à gramática, é fundamental a paciência para voltar ao texto quantas vezes forem necessárias. A preguiça ou a comodidade fazem com que o erro se torne freqüente. Apesar de muitos argumentarem não ser necessária a leitura das obras indicadas pela Uneb, o fato de tê-las lido interfere positivamente no psicológico do aluno. Para aqueles que não leram, uma boa saída é, pelo menos, conhecer as temáticas de cada obra, com seus respectivos enredos. No mais, disposição, boa vontade e tranqüilidade são ingredientes que não podem e não devem faltar para os candidatos. livros indicados | O Pagador de Promessas, Dias Gomes As Meninas, Lygia Fagundes Telles Clara dos Anjos, Lima Barreto Tenda dos Milagres, Jorge Amado Vidas Secas, Graciliano Ramos A Poesia Baiana do Século XX, Assis Brasil





Inglês



2006 | Eixo temático



Quanto à prova da Uneb 2006, percebe-se a intenção de selecionar alunos que tenham capacidade de ler e entender texto, em inglês, verbal e não verbal, que saibam usar as diversas maneiras de leitura do texto como a análise visual, e a dedução pelo contexto. As questões em inglês são ligadas ao eixo temático do texto que apresenta vocabulário fundamental e padrão contemporâneo, deixando os alunos em situação confortável, visto que, pelo processo eliminatório, tem-se condição de chegar à alternativa correta. A prova é constituída de dez questões: quatro questões de compreensão, duas questões de vocabulário [as quais cobram equivalência de significado] e quatro questões que enfocam o uso da linguagem no texto.



2007 | Vocabulário básico



A expectativa é que seja uma prova que não apresente muitas diferenças do nível de cobrança da Uneb 2006. Que se tenha vocabulário básico que permita, não somente aos alunos da rede particular como também da rede pública, a compreensão através da leitura instrumental. Quanto à gramática contextualizada, apenas conhecimento não específico do uso da linguagem no texto.



2007 l Dicas para a prova



Consideramos fundamental a leitura de textos variados, sobretudo ligados à Bahia, como matérias cotidianas de jornais e revistas, anúncios de propaganda, entre outros. É também de suma importância, que estejamos atentos ao que o enunciado determina. Prestar atenção ao que é solicitado pela banca deve ser a primeira atitude do vestibulando ao receber a prova. Não adianta ler toda a matéria se o enunciado pedir informações sobre apenas um tópico delimitado. Isto representa perda de tempo. Advertimos aos nossos estudantes que dêem atenção especial ao processo de derivação das palavras e aos tempos verbais.





Biologia



2006 | Citologia e ecologia foram cobradas



A prova de ciências da natureza possui 30 questões temáticas, com textos que servem de apoio para a resolução de questões de biologia, química e física. Em 2006, os temas cobrados na prova foram fisiologia neural e respiratória, origem e evolução da vida, metabolismo do nitrogênio, ecologia, ácidos nucléicos e biologia energética. Em 2005, ecologia e evolução foram temas importantes. Valorizou-se a batalha da sociedade contra as doenças emergentes associadas ao processos migratórios.



2007 | Vale a pena revisar fisiologia animal



Para a prova de 2007, vale a pena relembrar temas como fisiologia neuronal, sistema cardiorrespiratório, excreção e metabolismo do nitrogênio. Questões sobre ecologia podem abordar a dinâmica dos ecossistemas, a utilização dos recursos naturais e fenômenos envolvendo fatores ou agentes que causam desequilíbrio ao meio. Vale a pena revisar temas como eutrofização, magnificação trófica, chuva ácida e efeito estufa. Poderão aparecer proposições sobre doenças infecciosas e parasitárias. Em citologia, questões podem cobrar o estudo sobre os componentes bioquímicos, com destaque para os ácidos nucléicos. Lembrando também da importância da análise dos processos bioenergéticos, das questões evolutivas e de temas associados com a biotecnologia, como a ação terapêutica das células-tronco e a nanotecnologia.



História



2006 | Nas questões, conflitos da atualidade



Quanto à prova da Uneb, temos uma avaliação muito bem elaborada pela equipe da Consultec. O aluno fará uma prova interdisciplinar de múltipla escolha com 20 questões. Geografia e História estão bem distribuídas e predominam questões de Atualidade. Como a Geografia Física é bastante abordada, na mistura com a História ganham destaque os temas que casam bem esses conteúdos. A princípio, a prova parece longa e cansativa, mas, à medida que o candidato desenvolve a leitura das questões, percebe que uma hora e meia é tempo suficiente para uma boa resolução, sobrando tempo para revisar as respostas e passar o gabarito com tranqüilidade. Nas provas anteriores, observa-se a freqüência de temas como: as duas guerras mundiais, guerra fria, era Vargas, regime militar e conflitos atuais. Temas como Idade Média devem ser revisados apenas se o candidato estiver com muito tempo sobrando, o que não deve ser o caso. Nessa reta final, cada minuto é precioso. O candidato que não tiver certeza da opção correta, pode pegar o atalho da eliminação das erradas. Normalmente, na prova da Uneb, as erradas estão bem evidentes.



2007 | Aluno deve revisar islamismo e Oriente Médio



O aluno deve revisar os conteúdos referentes a Energia, Oriente Médio e Islamismo. A Uneb sempre aborda os temas ligados a questões sociais, onde pode se incluir o MST e sua luta pela terra, IDH brasileiro em comparação com o restante do mundo, racismo e suas questões, esticando para África do passado e do presente. A prova da Uneb é muito bem ilustrada e não faltam charges, mapas e eventualmente tabelas que são ponto de partida para a resolução das questões. Os textos são colocados na dosagem certa e também auxiliam na resposta, ao contrário de outros vestibulares em que os textos têm papel decorativo. Não se esqueça que a segunda etapa da Ufba e a prova da Uneb são provas completamente diferentes. Se o aluno pretende disputar os dois vestibulares, terá que organizar bem o seu tempo. Para a Ufba, não esqueça de Antigüidade e Idade Média e treine as questões discursivas. Para a Uneb, priorize os temas atuais, considerando-se como atualidade o que estiver posterior ao século XX, e faça como exercício as provas dos quatro anos anteriores.



Química



2006 l Petróleo e seus derivados são temas obrigatórios



Já na Uneb, química faz parte da prova de Ciências da Natureza, e é uma prova que segue uma linha parecida com a prova de Ciências Naturais da primeira etapa da Ufba, no que diz respeito à abordagem dos temas ligados ao cotidiano. Nos últimos três anos notamos a presença de textos tratando de temas extremamente atuais extraídos de impressos de grande circulação, como por exemplo as revistas Veja, Superinteressante e Scientific American e o jornal A TARDE. Vale a pena ressaltar que os textos inspiram quatro ou cinco questões que aparecem a seguir e que, na maioria das vezes, não influenciam na resolução dos problemas. Por isso, não se desespere se o texto abordar um tema que você não domina! Por exemplo, na prova de 2005 um trecho de uma reportagem dizia que “o uso de sonares militares, para localizar submarinos inimigos, e por empresas, para encontrar reservas de gás e petróleo, era responsável pelo encalhe de baleias nas praias”. A questão de química que vinha depois cobrava do candidato conhecimentos sobre a destilação fracionada e a composição do petróleo! Lembre-se que petróleo e os seus derivados são temas quase que obrigatórios quando se fala em abordagem contextualizada e química do meio ambiente, como é o caso da abordagem feita pela Uneb.



2007 l Revise tópicos ligados ao meio ambiente



Com base em um detalhado levantamento estatístico e no estilo de prova que vem sendo aplicada pela Uneb nos últimos anos, podemos sugerir a revisão de alguns tópicos sempre associado ao dia a dia e ao meio ambiente, como por exemplo: – Em remédios utilizados para combater a hiperacidez estomacal, provocada pelo aumento na concentração HCl no suco gástrico, encontramos o bicarbonato de sódio, NaHCO3 , que é um sal que quando dissolvido em água origina uma solução básica. – O polietileno, que é usado em embalagens descartáveis e que promove muito conforto para a sociedade atual, é um polímero produzido pela reação de adição a seguir: nH2 C=CH2 -[H2 C-CH2 ]n- . – A substância utilizada como alisante na escova progressiva é o formol, aldeído de fórmula HCHO, que pode ser obtido a partir da oxidação do metanol, um álcool primário. – Quando se quer que um cacho de bananas verdes amadureça rapidamente, embrulham-se as frutas em papel-jornal ou então elas são colocadas em um recipiente fechado, para se impedir a saída do gás H2 C=CH2 (etileno) que, em contato com as frutas, acelera o seu amadurecimento. Torcendo por vocês até debaixo dágua!



Física



2006 l Avanços e pesquisas científicas foram tema



A prova de Ciências da Natureza [Física, Biologia e Química], não é exatamente uma prova interdisciplinar, pois as questões referentes a cada disciplina são independentes, apesar de procederem de um mesmo texto. Nos últimos três anos, a prova constou de cinco textos apenas, com cerca de seis questões interligadas a cada um deles. A partir de uma seleção criteriosa dos textos, as perguntas fluíram de modo natural e o aluno não foi penalizado com situações esdrúxulas, numa tentativa dos autores de integrar os conteúdos programáticos a qualquer custo. Os textos em sua esmagadora maioria traziam informes sobre avanços tecnológicos ou pesquisas científicas, figurando como temas transversais , impactos ambientais e a ética na ciência.



2007 l Equilíbrio entre a matemática e verificações teóricas



No tocante a Física, as questões mesclam abordagens matemáticas e verificações conceituais e teóricas de forma equilibrada, não havendo ênfase em nenhum tópico específico, em detrimento de outros. Em outras palavras, ocorre uma cobrança homogênea do conteúdo proposto. Como exemplificação e também uma oportunidade de treinamento, seguem-se questões a partir de temas em evidência.



Matemática



2006 e 2007 l Matemática financeira dominou prova



Em 2006 a prova da Uneb seguiu os padrões das últimas provas. Foram 15 questões dos diversos assuntos, não houve cobrança de estatística. Os assuntos abordados foram: Assuntos básicos: 1 questão Seqüências , P.A. e P.G. : 1 questão Matemática Financeira : 3 questões Logaritmos: 1 questão Matrizes e Determinantes: 1 questão Análise Combinatória e Probabilidades : 2 questões Geometria Plana: 1 questão Geometria Espacial: 1 questão Geometria Analítica: 1 questão Lógica :1 questão Polinômios: 1 questão Trigonometria: 1 questão



2007 – Em 2007 esperamos uma prova que cobre alguns assuntos que foram esquecidos, como estatística e funções.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA