Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > VESTIBULAR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VESTIBULAR

Vestibular da Uefs em dia de redação

Por Alean Rodrigues | Sucursal Feira de Santana

13/07/2008 - 14:29 h
Dos 11.279 candidatos que concorrem às 685 vagas dos 19 cursos da Universidade Estadual de Feira de Santana, 1.686 estão tentando entrar para o curso dedireito, tornando o curso o mais procurado do processo seletivo. A média da concorrência é de 42,15 candidatos por vaga para direito, sendo seguido de enfermagem com 37,72 e odontologia com 31,83. As provas do processo seletivo 2008.2 tiveram início as 8h de ontem, sendo marcadas por muitas expectativas e nervosismo de alguns candidatos.

Lorena Valença pela primeira vez está tentando uma vaga para enfermagem. Acordada desde às 3h, ela foi uma das primeiras a chegar em frente ao campus e guardava com ansiedade a abertura dos portões, o que só aconteceu às 7h15. "Estou fazendo o vestibular pela primeira vez, não estava nervosa, mas, de madrugada, acordei e aí veio aquele frio na barriga. Mas estou confiante", disse.

Outro que não escondia a ansiedade era o estudante de odontologia Luiz Carlos Ramos, que tenta uma vaga para direito. Ele diz que não quis saber da média de oncorrência e se assustou ao ouvir que o curso que escolheu era o mais disputado. "Estou ansioso para começar as provas, embora saiba que muita genteestá disputando uma vaga para direito, tenho fé que conseguirei. Já até tranquei o curso de odontologia", revelou.

Pascoal de Santana Silva, 40, que concorria a uma vaga ao curso de direito foi eliminado da prova após ser flagrado com um celular. "Estava com o celular esligado e sem a bateria, como foi orientado pelo fiscal da sala, mesmo assim eles resolveram me eliminar do processo seletivo", contou.

As provas de língua portuguesa, literatura brasileira, língua estrangeira e redação foram consideradas fáceis pelos candidatos. O tema da redação foi o acirramento da violência nos centros urbanos envolvendo crianças e adolescentes como agentes ou como vítimas, dando ênfase aos meninos de rua. Disputando uma vaga no curso de odontologia, Fernanda Maria Figueiredo diz que as provas estavam fáceis e de total entendimento, e que o tema foi bastante atual, facilitando assim o desenvolvimento da redação. "O problema dos meninos de rua está no nosso cotidiano e dá para criarmos uma opinião sobre o assunto. Por isso não tive dificuldade nenhuma em desenvolver o tema". Para Marcos Aurélio Farias, que quer cursar ciências econômicas, temas como esse exigem muita atenção dos candidatos, sob o risco de fugir do assunto. "Como é um problema que levanta várias questões, o cuidado é essencial para não acabarmos falando demais e sairmos do assunto".

Nesta segunda-feira (14) serão aplicadas as provas de história, geografia e matemática. As provas terminam terça-feira, com física, química e biologia.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA