MUNDO
EUA: OVNIs são ameaça potencial para a segurança, diz deputado
Após mais de 50 anos, Estados Unidos debate publicamente aparições de Objetos Voadores Não Identificados
Por Da Redação

Um deputado norte-americano disse, nesta terça-feira, 17, que os Fenômenos Aéreos Não Identificados são uma ameaça em potencial à segurança nacional dos Estados Unidos e precisam ser tratados dessa forma. A declaração, de André Carson, do Partido Democrata do estado de Indiana, ocorreu durante uma audiência para discutir questões de segurança em relação a Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). As duas últimas sessões sobre o tema foram na década de 1960.
Para os legisladores e agentes da inteligência, a maior ameaça não é a possibilidade de vida extraterrestre, e sim de um avanço tecnológico vindo de um adversário diplomático como Rússia e China, que permita a invasão do espaço aéreo americano sem serem percebidos.
Carson também afirmou que “por muito tempo, o estigma associado a Fenômenos Aéreos Não Identificados impediu boas análises de inteligência. Pilotos evitavam reportar, e eram caçoados quando o faziam. Oficiais do Departamento de Defesa dos EUA delegaram o problema para o quarto dos fundos, ou os colocaram embaixo do tapete completamente, com medo de uma comunidade de segurança nacional cética”, segundo informações da CNN.
“Hoje, sabemos melhor. Fenômenos Aéreos Não Identificados não podem ser explicados, é verdade. Mas são reais. Eles precisam ser investigados, e qualquer ameaça que impõem deve ser mitigada”, afirmou.
A reunião é baseada em um relatório divulgado em 2021 pelo governo dos EUA. O documento detalhou 144 observações de OVNIs pelo exército americano desde 2004. As investigações não encontraram evidências de vida extraterrestre, tampouco de algum avanço tecnológico de adversários, mas reconhecem que essa é uma explicação plausível.
A audiência marca uma das primeiras ocasiões, em mais de 50 anos, em que o governo dos EUA reconheceu publicamente que as observações de objetos aéreos desconhecidos valem a investigação. A primeira sessão sobre o assunto aconteceu em 1966, após mais de 40 relatos de avistamentos de OVNIs. Ao Comitê, a Força Aérea dos Estados Unidos disse se tratar de "gás de pântano", o que foi considerado "irrelevante" para explicar a questão.
Dois anos depois, o Congresso fez novas investigações sobre a origem de fenômenos inexplicados no auge da corrida espacial, após pedidos de cientistas. No entanto, o caso foi encerrado logo depois, 1969, com a conclusão de que nenhum OVNI ameaçou a segurança nacional e os objetos avistados não mostravam tecnologia além do conhecido à época.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes