TEMPO PRESENTE
Bahia exporta mais em relação à indústria nacional

Por Da Redação, com Miriam Hermes
Os efeitos da pandemia foram insuficientes para impedir o bom desempenho das exportações baianas em 2021, registrando média superior à participação da indústria nacional, de 51,4%. A alta chegou a 26,3% em relação ao ano anterior, totalizando perto de US$ 10 bilhões.
Os dados são do Relatório de Acompanhamento do Comércio Exterior da Bahia (Raceb), publicação editada pela Gerência de Estudos Técnicos da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
De acordo com os números divulgados no documento, a indústria de transformação cresceu 16% em 2021, representando 62% das vendas da Bahia para o mercado internacional.
- A indústria de transformação baiana tem alta participação no comércio exterior porque é caracterizada por negócios capital-intensivos, fruto de uma matriz industrial complexa, na qual estão empresas industriais de grande porte, que exportam sem a dependência de incentivos governamentais. Essas empresas produzem bens como refino, petroquímicos, celulose, cátodos de cobre, pneus, entre outros”, explica Carlos Danilo Peres, especialista de Desenvolvimento Industrial da Fieb.
A Bahia tirou 9º lugar no ranking de exportações brasileiras, com participação de 3,5%. O desempenho positivo fica ainda mais evidente na comparação com a região Nordeste, pois o estado foi responsável por 46,8% do valor total da região.
A China segue como principal país de destino dos produtos baianos, respondendo por 28% das exportações do estado, seguida por EUA (11,9%), Singapura (10,7%), Argentina (5%) e Holanda (4,8%).
A soja foi o principal produto exportado pela Bahia no ano passado, com vendas externas de US$ 1,88 bilhão.
“Quero saber o que os disseminadoras de fake news vão fazer com o aumento de mais de 70% de internações de crianças em UTIs no dia de hoje. Será que os disseminadores de fake news vão noticiar isso também?”
Antõnio Barra Torres, presidente da Anvisa, sobre a situação da pandemia de Covid-19 hoje no País
Formação no setor agrícola
Uma boa oportunidade pode contemplar quem procura uma vaga no mercado de trabalho no setor de maior crescimento no País nos últimos anos: os negócios agrícolas. A Faculdade da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária abriu inscrições até o dia 23 de fevereiro para o vestibular de quatro cursos de graduação a distância: Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais.
A instituição atende a todas as regiões do País, são 52 polos de ensino, incluindo as novas opções: Maranhão e São Paulo. O site www.faculdadecna.com.br dispõe de mais informações e o edital para acesso com previsão de início das aulas para o dia 7 de março.
Sesc Saúde Mulher
Para ampliar o alcance de suas ações na área da saúde, o Serviço Social do Comércio levará a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher para o município de Santo Antônio de Jesus, com mais de 2.900 vagas gratuitas para exames de mamografia e preventivos; e a Unidade Móvel OdontoSesc para a cidade de Olindina, com procedimentos clínicos também gratuitos.
POUCAS & BOAS
A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (amurc) encaminhou ontem ofício ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com pedido de ajuda para recuperar as áreas atingidas pelas chuvas na zona rural da região. O documento solicitou apoio da União aos agricultores para recuperar e fomentar as atividades no campo.
O Primeiro Encontro de Rabecas termina hoje com a participação de artistas baianos, paraibanos, pernambucanos e do Distrito Federal, no Circo Capão, município de Palmeiras. O evento, que começou dia 19 com roda de conversa aberta ao público, contou com debates sobre a origem do instrumento, métodos de aprendizagem e harmonização e voz.
Em Barreiras teve início ontem o evento Cacauicultura 4.0 para debater os desafios da atividade em áreas não tradicionais como o Cerrado e o Semiárido, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. A programação conta com palestras técnicas e termina hoje com uma visita de campo a fazendas.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes


