CINEINSITE
1917 leva o público à Primeira Guerra
Por Jefferson Domingos

Batalhas em trincheiras, armadilhas em cada canto, momentos de tensão... Por essas e outras que 1917, filme que estreou nesta quinta-feira, 23, nos cinemas do Brasil, caiu no gosto dos críticos.
Dirigido por Sam Mendes, o longa sobre dois soldados britânicos em uma missão complicada na Primeira Guerra Mundial já obteve o Globo de Ouro de melhor drama e dez indicações ao Oscar, incluindo a de melhor filme.
1917 não conta com grandes astros nos papéis principais, mas os britânicos Dean-Charles Chapman (Game of Thrones) e George MacKay (Capitão Fantástico) dão conta do recado e, com atuações sensíveis, conseguem reproduzir a atmosfera realista implementada por Mendes.
Algo sobre o filme que deu o que falar foi a opção do diretor em usar uma só perspectiva na gravação, o que muita gente considerou como uma tentativa de dar a ilusão que a produção não tem cortes. Mas, sob o comando do diretor de fotografia Roger Deakins, ganhador do Oscar por Blade Runner 2049 (2017), a ideia funciona bem.
A câmera aproxima o público dos protagonistas, em meio à lama e à pilha de corpos que tomam contam do campo de batalha. A nível de comparação, a câmera sobre os ombros dos personagens deixa a narrativa parecida com a abordagem de um videogame, o que não prejudica em nada o filme. 1917 descreve brilhantemente o caos e a humanidade da Primeira Guerra Mundial.
1017 já está em cartaz nos cinemas de Salvador. Clique aqui e confira onde assistir o filme na capital baiana.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes