CCXP Awards anuncia Júri Técnico de três categorias | A TARDE
Atarde > A TARDE + > CINEINSITE

CCXP Awards anuncia Júri Técnico de três categorias

Cineinsite A TARDE integra Comitê de Especialistas da premiação

Publicado sexta-feira, 03 de junho de 2022 às 20:07 h | Autor: Da Redação
Premiação é organizada pelos mesmos criadores da Comic Con Experience no Brasil
Premiação é organizada pelos mesmos criadores da Comic Con Experience no Brasil -

Foram anunciados nesta sexta-feira, 3, os nomes que vão integrar o Júri Técnico da CCXP Awards nas categorias de Quadrinhos, Filmes e Literatura. A premiação, dos mesmos criadores da Comic Con Experience no Brasil, visa valorizar a cultura pop nacional, no dia 15 de julho.

No entanto, antes da avaliação do Júri Técnico,  as obras e os conteúdos inscritos, em 32 subcategorias, são analisadas pelo Comitê de Especialistas, formado por artistas, produtores, desenvolvedores, gamers, creators, jornalistas e site de notícias, entre os quais, o Cineinsite A TARDE

No próximo dia 9, os integrantes do Comitê finalizam a votação dentro das obras inscritas que conhecem e entregam o que resultará na formação de um Short List composto por até 10 obras escolhidas para cada subcategoria. 

Na sequência, no dia 14 de junho se iniciam os votos do Júri Técnico e será aberto o voto popular para eleger assim, os Finalistas dentro de cada subcategoria. Assim, a lista será reduzida para o número de até cinco melhores participantes. Essa etapa começa no dia 1º e finaliza no dia 6 de julho.

A CCXP Awards apresenta Júri Técnico em três categorias: Quadrinhos, Filmes e Literatura. Na próxima semana serão apresentados os nomes dos integrantes em Séries, Criadores de conteúdo e Games & eSports.

A categoria de filmes tem Marina Person como presidente da categoria. Ela formou um time para votar em quatro sub-categorias nacionais (Melhor filme, Melhor direção, Ator e Atriz), além de uma com abrangência global (Melhor filme do ano). São eles: a roteirista e diretora queer negra, Gautier Lee, o crítico Juliano Gomes, a criadora da personagem Blogueirinha do Fim do Mundo, Maria Bopp, o ator Caio Horowicz e Dione Carlos, que é dramaturga, roteirista, atriz e curadora.

Já o Júri Técnico dos quadrinhos é liderado pelos presidentes Mariana Viana e Pedro Ferreira, do canal @foradoplastico. A dupla convidou cinco jurados que irão selecionar e votar nos melhores trabalhos inscritos nas subcategorias: Quadrinho do ano, Quadrinista do ano, Álbum, Tira e Web-tira, Roteirista, Desenhista, Arte-Finalista e Colorista. Participam o historiador Afonso Andrade, a jornalista Dandara Palankof, Laluña Machado, maior especialista acadêmica em Batman do Brasil, a proprietária da livraria especializada em histórias em quadrinhos, Mitie Taketani e Samir Naliato, editor da plataforma Social Comic e fundador do site Universo HQ.

Por fim, na Literatura, Daniel Lameira, diretor criativo e cofundador da Editora Antofágica apresenta seu time de jurados para as melhores obras nacionais nas sub categorias Melhor ficção e Melhor não-ficção. Para os trabalhos em Melhor Ficção, o Júri terá as escritoras e irmãs Pétala Tainá e Isabella Raíssa são produtoras de conteúdo da Afrofutura. O segundo nome é Camila Von Holdefer, crítica literária

Criador das séries ‘Vaga-lume’ e ‘Para Gostar de Ler’, da editora Ática, Jiro Takahashi é editor e professor com passagens por outras publishers como Nova Fronteira e Rocco. O próximo nome é Anne Quiangala, idealizadora do Preta, Nerd & Burning Hell.

Na votação para a subcategoria de Melhor Não-ficção, a composição da mesa começa com os jornalistas Semayat Oliveira e Pablo Miyazawa. A lista inclui ainda as escritoras Stephanie Borges e Gaía Passarelli.

Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, a Omelete Company detém as marcas Omelete, The Enemy, CCXP, Game XP, BIG Festival Gaules e CCXP Awards.

Publicações relacionadas