DIA MUNDIAL DO LIVRO
Confira as adaptações literárias para o cinema que estão por vir
Percy Jackson, Corte de Espinhos e Rosas e É Assim Que Acaba são algumas das mais esperadas
Por Bruna Carvalho
Comemorado neste 23 de abril, o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor vem como forma de incentivar a leitura, homenagear os autores e, ainda, refletir sobre direitos legais às obras publicadas.
Atualmente, muitos autores recebem propostas para terem suas obras adaptadas para o audiovisual. Para alguns fãs, isso torna a experiência imersiva ainda mais interessante mas, para outros, a expectativa nem sempre é alcançada.
Casos como o de Jogos Vorazes, Harry Potter e As Vantagens de Ser Invisível, que tiveram a participação ativa de seus autores nas adaptações, surtiram boa avaliação dos fãs das obras.
Pensando nisso, o Portal A TARDE trouxe uma lista de livros que terão adaptações para o audiovisual e, ainda, a opinião de alguns fãs. Confira:
Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas
Terá adaptação para o formato de série pelo streaming Hulu. A obra está sendo co-adaptada por Ron Moore, que também adaptou a série de livros Outlander, e pela autora Sarah J. Maas, que também será produtora executiva da série.
Percy Jackson e os Olimpianos - Rick Riordan
Adaptada para o formato de série pelo Disney+, a obra está sendo escrita pelo próprio Rick Riordan, em parceria com Jon Steinberg, e será dirigida por James Bobin. Ambos também têm papel de produtores executivos.
Recentemente a Disney+ anunciou que Walker Scobell será o protagonista da série.
É Assim Que Acaba - Colleen Hoover
Está sendo adaptado para filme por Justin Baldoni, estrela de Jane the Virgin, através de sua empresa Wayfarer Entertainment. O filme sofreu atrasos por conta da pandemia, mas o primeiro rascunho do roteiro já foi finalizado.
Até então, Dylan O'Brien é um dos nomes cotados para interpretar o papel de Atlas ou Ryle.
A Seleção - Kiera Cass
A saga será adaptada pela Netflix. Haifaa Al-Mansour está na direção do filme, com roteiro de Katie Lovejoy. São resposáveis pela produção Denise Di Novi, Alison Greenspan e Pouya Shahbazian.
Os poucos detalhes sobre o desenvolvimento foram contados pela própria autora, que afirmou ter gostado da primeira versão do roteiro, mas há alguns elementos que ela está se mobilizando para mudar.
O Verão que Mudou Minha Vida - Jenny Han
A série será produzida pela Amazon Prime Video. A autora participou do desenvolvimento e do roteiro, junto com Gabrielle Stanton. Para o elenco, já foram escalados Lola Tung, que vai protagonizar a Belly, Christopher Briney, que será Conrad Fisher, e Gavin Casalegno, que interpretará Jeremiah Fisher.
Verity - Colleen Hoover
O primeiro thriller da autora vira filme com roteiro de April Maguire e Will Honley, e produção de Nick Antosca e Alex Hedlund para a Amazon Studios.
Os Sete Maridos de Evelyn Hugo - Taylor Jenkins Reid
A adaptação cinematográfica do best-seller da autora será feita pela Netflix. Taylor participará como produtora executiva junto a Margareth Chernin. Ainda em fase inicial de produção, não foram divulgadas outras informações de elenco e direção.
Um Lugar Bem Longe Daqui - Delia Owens
Ainda sem previsão de estreia no Brasil, o filme tem a produção de Reese Witherspoon e da autora Delia Owens, direção de Olivia Newman e roteiro por Lucy Alibar. No elenco, Daisy Edgar-Jones será a protagonista Kya. Taylor John Smith interpretará Tate e Harris Dickinson fará Chase.
A expectativa do leitor:
As estudantes e leitoras Beatriz Fialho e Jamile Oliveira contaram um pouco de suas expectativas para as futuras adaptações.
Ao serem perguntadas sobre os livros listados que já haviam lido em comum, as estudantes citaram ‘É Assim Que Acaba’. Jamile disse que, para o filme de ser um sucesso, basta seguir a mesma linha da adaptação de A Culpa é das Estrelas.
“Falando especificamente de Colleen Hoover, acredito que ela precise estar envolvida. O livro, além de ilustrar uma parte da vida dela, tem uma sensibilidade de escrita que também precisa ser passada para a tela.”, diz Beatriz, sobre a importância da participação da autora no filme.
As duas destacam outros dois livros que estão aguardando as adaptações. Jamile afirma que sempre fica dividida com esses anúncios de grandes sagas irem para o audiovisual e que, quando descobriu que Corte de Espinhos e Rosas seria adaptado, o sentimento não foi diferente.
“A gente sabe que não vai ser uma produção barata, por se tratar de um saga de fantasia com tantos detalhes, reinos e tudo mais, sem contar na escolha do cast que é o que mais me apavora quando penso sobre a adaptação de Corte de Espinhos e Rosas, porque o fã idealizou por anos cada personagem ali e eu sinto que, se não for uma escolha bem feita, vai haver uma quebra de expectativa muito grande dos fãs.”, contou.
Aguardando a nova adaptação de Percy Jackson e os Olimpianos, Beatriz explica que, apesar do que foi feito na antiga adaptação, relembrando a baixa bilheteria e as altas críticas de O Ladrão de Raios e O Mar de Monstros, ela está com grandes expectativas.
“Acredito que já estamos com pé direito, vendo o ator que foi cotado para fazer o Percy ser um pré-adolescente, assim como no livro, mas acredito que todos os fãs estão ansiosos por um trabalho bem feito.”, finalizou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes