Busca interna do iBahia
HOME > a tarde + > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CINEINSITE

Dupla de Cine Holliúdy estreia Shaolin do Sertão

Chico Castro Jr.

Por Chico Castro Jr.

20/10/2016 - 7:21 h
Shaolin do Sertão
Shaolin do Sertão -

Apesar de ser uma força do cinema brasileiro em temos de bilheterias, as comédias nacionais não têm se notabilizado pela qualidade, limitando-se às franquias sem graça de atores globais, como SOS Mulheres ao Mar ou Até Que a Sorte nos Separe. Neste cenário, O Shaolin do Sertão, de Halder Gomes, surge como um ponto fora da curva.

O diretor cearense, que já tinha chamado a atenção em 2013 com Cine Holliúdy, retorna agora às telas acompanhado do mesmo ator de Cine (e seu amigo de infância), Edmilson Filho. Este último, que além de ator é mestre 5º grau de Taekwondo, encarna desta vez um alucinado amante de filmes de kung fu, Aluízio Li (de Liduíno).

Tudo sobre CINEINSITE em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Motivo de risos em sua cidade, Quixadá, Aluízio terá a chance de se redimir - e, de quebra, ganhar o coração da mocinha Anésia Shirley (a estreante Bruna Hamú) - se derrotar no ringue o temido Tonho Tora Pleura (Fábio Goulart), um lutador de telecatch (o vale-tudo das antigas) que faz uma turnê pelas cidades do sertão cearense, desafiando os valentões locais.

No caminho de Aluízio e seu assistente-mirim Piolho (Igor Jansen) estão sua própria mãe (Fafy Siqueira), um mestre chinês de araque (Falcão, sensacional), o namorado de Anésia (Marcos Veras), o pai de Anésia (o eterno Trapalhão Dedé Santana) e o prefeito de Quixadá (o baiano Frank Menezes, excelente) - mais uma fauna inacreditável de figuras insanas.

Um acerto artístico sob qualquer ângulo que se analise, O Shaolin do Sertão tem tudo para arrebentar biheterias. Nas telas do Ceará desde o feriado do dia 12, o filme levou às vinte salas onde está sendo exibido 57 mil pessoas (segundo o jornal fortalezense O Povo). Um golpe na pleura do Tom Hanks (Inferno). Hoje, O Shaolin chega aos cinemas de todo o Brasil.

Cearensidade e fuleiragem

Em seu segundo longa, o Gran Master Halder Gomes conta que quis prestar uma homenagem às referências de sua infância: "O filme retrata um universo muito particular, meu e do Edmilson", conta o diretor por telefone.

"Somado a isso, tem a nostalgia desses eventos de vale-tudo que aconteciam na época. Então o filme passa muita verdade, porque (apesar de toda a comédia) é real, é histórico, porque vivenciamos isso", diz.

Como se pode imaginar, Halder nem pestanejou em ter Edmilson como Aluízio, dadas suas habilidades combinadas de artista marcial e comediante. "Edmilson é Aluízio. Ninguém na Terra poderia fazer esse personagem, porque implica a habilidade na arte marcial com a cearensidade com altas doses de fuleiragem que está no jeito de ser e de encarar a vida dos dois", afirma.

"É um papel difícil, que exige habilidade fisica e domínio de comédia. É como Jackie Chan, um tipo de personagem que, no Brasil, só ele é capaz de fazer", garante Halder. Um outro ponto interessante sobre Shaolin é que ele resgata um tipo de comédia familiar brasileira ingênua, há muito deixado pelo caminho, de filmes como os d'Os Trapalhões e Mazzaroppi.

"Aconteceu isso já em Cine Holliúdy, de ter três gerações dentro do cinema (avô, pai, filho). Em Shaolin, a mesma coisa: as crianças vão pelo lance meio Power Rangers e se deparam com um herói nosso, brasileiro. Já os mais velhos se reencontram com esse velho estilo de comédia popular", diz.

Não à toa, ele fez questão de trabalhar com Dedé Santana, "um presente da vida". "Meu sonho de criança era conhecer Os Trapalhões. Então, quando ele retornou minha ligação, foi uma alegria enorme. E ele foi extremamente profissional, carinhoso, era o pai de todos no set, de uma simplicidade".

"Fora que ele representa uma ponte entre gerações, é a liga entre os filmes d'Os Trapalhões e a geração atual. No filme, isso é quase metaliguagem", conclui.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Shaolin do Sertão
Play

Websérie explora cultura ancestral de aldeia Xukuru-Kariri

Shaolin do Sertão
Play

Filme do Mamonas Assassinas está disponível; saiba onde assistir

Shaolin do Sertão
Play

Última temporada de "Dom" chega ao Prime: "Intensa e visceral"

Shaolin do Sertão
Play

Aviões do Forró rouba a cena no Festival de Cannes; assista

x