Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > a tarde + > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CINEINSITE

Épico 300 volta com trama simultânea a do filme original

Por João Carlos Sampaio

05/03/2014 - 10:00 h | Atualizada em 05/03/2014 - 17:46
300: A Ascensão do Império - Cinema
300: A Ascensão do Império - Cinema -

A partir desta quinta-feira, os cinemas exibem 300: A Ascensão do Império, a aguardada sequência de 300, filme lançado em 2007, que se tornou uma referência na revisão do famoso subgênero "sandália e espada". A novidade é que a franquia troca de direção, mas mantém alguns personagens, com espaço maior para o brasileiro Rodrigo Santoro.

O diretor do filme anterior, Zack Snyder, elogiado também pelo trabalho em O Homem de Aço (2013), deixou o posto, mas seguiu como coprodutor e corroteirista, trabalhando com Kurt Johnstad e Michael B. Gordon.

O trio desenvolve uma história que não é exatamente uma continuação de 300. Na verdade, A Ascensão do Império acontece paralelamente aos fatos que levaram os trezentos guerreiros de Esparta a confrontarem as forças do Rei Xerxes I, da Pérsia.

Mudança

O cineasta israelense Noam Murro, o mesmo do drama Vivendo e Aprendendo (2008), foi escalado para dirigir o novo filme da franquia. Desta vez, o protagonista é o líder grego Temístocles, interpretado pelo ator australiano Sullivan Stapleton. É ele quem vai enfrentar o misterioso Rei Xerxes I, novamente encarnado por Rodrigo Santoro.

Aliás, a trama tem como origem a ascensão do personagem, tanto que o título provisório, quando o projeto começou a ser desenvolvido, em 2008, era Xerxes. Depois foi renomeado para Batalha de Artemísia e, por fim, ganhou o título definitivo A Ascensão do Império, já em setembro de 2012.

A previsão inicial era de que o filme estreasse em agosto passado, mas a companhia produtora, a major Warner, resolveu adiar para trabalhar melhor a pós-produção.
Os fãs da série, que tem origem nas histórias em quadrinhos criada por Frank Miller, receberam bem o primeiro filme justamente pela fidelidade meticulosa da fotografia e dos cenários.

Pelas imagens já divulgadas, incluindo filmetes promocionais e trailer oficial, a ambientação parece manter o rigor na inspiração dos quadrinhos de Miller. O épico Gladiador (2000), que foi pioneiro na retomada da temática dos épicos de ação inspiradas na Idade Antiga, valeu como um primeiro passo, mas ficou distante da excelência de 300.

<b>Assista ao trailer 300: A Ascensão do Império:</b>

Quadrinhos

Inspirado na novela gráfica (HQ) 300 de Esparta, de Frank Miller e Lynn Varley, o filme 300 faturou mais de 450 milhões de dólares em 2007 e garantiu a sequência da franquia. Se na primeira história o foco era a violência estilizada e o feito heroico do Rei Leônidas de Esparta (Gerard Butler), esta sequência possui ambições narrativas shakespereanas.

Xerxes I (Santoro) é influenciado por Artemísia, vivida por Eva Green (de 007: Cassino Royale), a buscar a expansão da Pérsia. Ela incentiva a guerra e participa diretamente no comando naval do front, grande arma para vencer Atenas.

Temístocles (Stapleton), líder ateniense, vai reagir organizando o exército e a contra-ofensiva naval para deter Xerxes. Na trama, destaca-se ainda o personagem Calisto, interpretado por Jack O'Connell, além de Scyllias (Callan Mulvey) e Rainha Gorgo de Esparta, novamente vivida por Lena Headey, agora numa aparição menor.

História

Para quem não domina bem a história nesta parte da Idade Antiga, basta saber que a trama do primeiro filme centrava-se na Batalha das Termópilas, provavelmente ocorrida entre agosto ou setembro de 480 a.C.

Já A Ascensão do Império está ligada à Batalha de Artemísia (ou de Salomina, para os atenienses), que se dá simultaneamente numa outra frente, no mar.

A franquia pode ter continuação, porque várias outras lendárias batalhas ocorreram nesta época e região. Xerxes I fez um grande estrago em terras gregas, devastou a Beócia e a Ática, destruindo, inclusive, famosos monumentos da Acrópole.

Ao tratar deste voraz invasor, o filme dá espaço a Santoro para uma presença marcante, inclusive antes de ganhar as feições esquisitas vistas no anterior. Uma motivação a mais para o público brasileiro conferir esta estreia.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
300: A Ascensão do Império - Cinema
Play

Websérie explora cultura ancestral de aldeia Xukuru-Kariri

300: A Ascensão do Império - Cinema
Play

Filme do Mamonas Assassinas está disponível; saiba onde assistir

300: A Ascensão do Império - Cinema
Play

Última temporada de "Dom" chega ao Prime: "Intensa e visceral"

300: A Ascensão do Império - Cinema
Play

Aviões do Forró rouba a cena no Festival de Cannes; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA