Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > a tarde + > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MISTÉRIO

Excesso de água pode ter provocado a morte de Bruce Lee

Ingestão de líquidos em grande quantidade teria sobrecarregado os rins do ator e lutador

Da Redação

Por Da Redação

21/11/2022 - 18:14 h | Atualizada em 21/11/2022 - 18:32
Morte de Bruce Lee ainda hoje é um mistério
Morte de Bruce Lee ainda hoje é um mistério -

Quase 50 anos se passaram desde a morte de um dos maiores ícones do cinema e dos filmes de artes marciais. Bruce Lee morreu aos 32 anos, em julho de 1973, e a causa, até hoje é um dos maiores mistérios de Hollywood. Uma série de hipóteses foram criadas em torno do fato e mais uma acaba de se tornar pública.

A necrópsia realizada à época apontou para um edema cerebral (acúmulo excessivo de líquido no cérebro), mas o motivo não ficou claro. Uma das teorias da conspiração mais famosas é a de que o astro teria sido assassinado pela máfia chinesa. Outra hipótese é a de que ele teria falecido em decorrência do "toque da morte", um movimento das artes marciais que supostamente leva alguém a óbito muito tempo depois da vítima levar o golpe.

Tudo sobre CINEINSITE em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

No entanto, cientistas estão propondo uma nova explicação. Eles se baseiam num estudo conduzido por um grupo de acadêmicos da Universidade Autônoma de Madri, na Espanha, e publicado no Clinical Kidney Journal, segundo o qual Lee teria falecido por beber água demais, sobrecarregando seus rins.

"Propomos agora, com base em uma análise de informações disponíveis ao público, que a causa da morte foi edema cerebral devido à hiponatremia", declararam os pesquisadores. "Em outras palavras, propomos que a incapacidade do rim de excretar o excesso de água matou Bruce Lee."

Segundo os especialistas, o artista tinha "vários fatores de risco" para a hiponatremia, como "alta ingestão crônica de líquidos, fatores que aumentam agudamente a sede (maconha) e fatores que diminuem a capacidade dos rins de excretar água, promovendo a secreção do hormônio antidiurético ou interferindo nos mecanismos de excreção de água nos túbulos renais".

Dentre outros possíveis vilões, estão medicamentos prescritos (diuréticos, anti-inflamatórios não esteroides, opioides, antiepilépticos), bebidas alcoólicas, história pregressa de lesão renal aguda e exercícios.

A pesquisa concluiu que: "Ironicamente, Lee tornou famosa a frase 'Seja água, meu amigo', mas o excesso de água parece tê-lo matado."

Bruce Lee nasceu em Chinatown, em São Francisco, nos Estados Unidos, em 27 de novembro de 1940. Ele estrelou filmes de artes marciais no início dos anos 70, entre eles O Dragão Chinês (1971), A Fúria do Dragão (1972) e Operação Dragão (1973).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Morte de Bruce Lee ainda hoje é um mistério
Play

Websérie explora cultura ancestral de aldeia Xukuru-Kariri

Morte de Bruce Lee ainda hoje é um mistério
Play

Filme do Mamonas Assassinas está disponível; saiba onde assistir

Morte de Bruce Lee ainda hoje é um mistério
Play

Última temporada de "Dom" chega ao Prime: "Intensa e visceral"

Morte de Bruce Lee ainda hoje é um mistério
Play

Aviões do Forró rouba a cena no Festival de Cannes; assista

x