CINEMA
Morre Sidney Poitier, primeiro ator negro a ganhar Oscar
Ator de 94 anos foi premiado pela atuação em “Uma Voz nas Sombras”, de 1963
Por Da Redação
Sidney Poitier, primeiro negro a vencer o Oscar de Melhor Ator, morreu aos 94 anos. Os detalhes e causa da morte não foram revelados.
A premiação que deu o Oscar Poitier aconteceu em 1963, pelo filme “Uma Voz nas Sombras”. Na época, era menos comum a participação de atores negros em Hollywood. No filme, Poitier interpreta um trabalhador que ajuda freiras brancas a construírem uma capela.
Nascido nos Estados Unidos, o ator tinha cidadania das Bahamas e já atuava no cinema desde o final dos anos 1940. Em 2022, foi homenageado pela Academia com o Oscar pelo conjunto de sua obra. Nas redes sociais, a classe artística lamentou a perda de Poitier e celebrou sua trajetória.
Grande ativista pelos direitos civis, Poitier recebeu em 2009 a Medalha Presidencial da Liberdade, principal condecoração civil dos Estados Unidos, concedida pelo então presidente americano Barack Obama. Entre 1997 e 2007, o astro de Hollywood foi embaixador das Bahamas no Japão.
Poitier trabalhou em filmes como “Adivinhe quem vem para jantar”, “No calor da noite” e “Ao mestre, com carinho”, os três lançados em 1967. Dirigiu também trabalhos como “Loucos de dar nó”, de 1980. Na última cerimônia da Academia de que participou, em 2014, apresentou o prêmio de Melhor Diretor ao lado da atriz Angelina Jolie e foi ovacionado de pé pela plateia.
O ator foi casado por 45 anos com Joanna Shimkus, sua segunda esposa, com quem teve seis filhos
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes