LUTO NO CINEMA
Morre Wolfgang Petersen, diretor de 'A história sem fim' e 'Troia'
Cineasta alemão também comandou produções como ‘Poseidon’ e ‘Força Aérea Um’
Por Da Redação
O diretor alemão Wolfgang Petersen, responsável por grandes sucessos do cinema como o clássico infantojuvenil 'A história sem fim' (1984), ‘Força Aérea Um’ (1997) e ‘Troia’ (2004), morreu na última sexta-feira, 12, aos 81 anos. A notícia foi confirmada apenas nesta terça-feira, 16, pelo Deadline, que citou um câncer pancreático como a causa do óbito.
Conhecido pelos blockbusters de grande bilheteria, o cineasta também dirigiu filmes ousados como ‘A consequência’, de 1977, um romance homossexual. No entanto, foi em 1981 que ele chamou a atenção de Hollywood, quando dirigiu ‘O barco: inferno ao mar’. O longa, que mostrava o claustrofóbico dia a dia de um submarino na Segunda Guerra Mundial, levou seis indicações ao Oscar, sendo duas para Wolfgang, como melhor diretor e melhor roteiro adaptado.
Após isso, ele seguiu acumulando obras que marcaram época como a ‘A História Sem Fim’ (1984), ‘Inimigo Meu’ (1985), ‘Na Linha de Fogo’ (1993), ‘Epidemia’ (1995), ‘Força Aérea Um’ (1997), ‘Mar em Fúria’ (2000), ‘Troia’ (2004) e ‘Poseidon’ (2006).
O último filme de Petersen foi na sua terra natal: a Alemanha. Em ‘Quatro Contra o Banco' (2016), uma comédia repleta de ação, três trabalhadores que perderam suas poupanças da vida inteira se unem para cometer um crime ousado.
De acordo com o Deadline, Petersen era muito querido entre seus colegas de cinema, incluindo grandes nomes como Clint Eastwood, Harrison Ford, George Clooney, Brad Pitt, Rene Russo, Glenn Close, Mark Wahlberg, Dustin Hoffman, Morgan Freeman e Diane Lane.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes