Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > a tarde + > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
01/12/2022 às 14:40 • Atualizada em 01/12/2022 às 16:36 - há XX semanas | Autor: Bianca Carneiro

CCXP 2022

“Mudou a minha vida”, diz Fernando Meirelles sobre Cidade de Deus

Diretor foi homenageado no primeiro dia de programação da CCXP 2022, que acontece em São Paulo

Fernando Meirelles particpou do primeiro dia de programação da
Fernando Meirelles particpou do primeiro dia de programação da -

Um dos nomes mais expressivos do cinema nacional, o diretor Fernando Meirelles foi homenageado pela CCXP22, nesta quinta-feira, 1º, primeiro dia do evento. O diretor, responsável por levar a arte brasileira para o mundo, foi ovacionado por milhares de pessoas na plateia da feira.

Uma das maiores obras de Fernando é o longa Cidade de Deus, que ganhou diversos prêmios internacionais e foi indicado ao Oscar nas categorias de melhor roteiro, edição, fotografia e também direção. O filme, lançado há 20 anos, também foi celebrado no evento, com a presença de parte do elenco e produção.

Com humor, Fernando conta que nunca mais assistiu ao filme, mas que a produção foi responsável por alavancar a sua carreira.

“Dei 180 entrevistas ao mundo inteiro, voltei de (Festival) Cannes com 14 propostas de roteiro para ler. Mudou a minha vida e foi algo totalmente inesperado”, afirmou o diretor.

Intérprete de Buscapé, Alexandre Rodrigues disse que é muito grato ao filme pela projeção que lhe deu. “Foi um grande start para minha vida. Não só na carreira profissional, mas na vida pessoal também”.

Emocionado, Seu Jorge, o Mané Galinha, foi às lágrimas ao dizer que aprendeu com o filme o que é representatividade. “Cidade de Deus é um filme muito importante para a reflexão sobre como se vive em situações difíceis, em comunidade (…) Abriu as portas para muitos artistas pretos entrarem no cinema”, afirma o cantor e ator.

"A coisa mais impactante para mim foi a reflexão que temos feito de 30 anos da vida, das pessoas, das favelas e comunidades. A gente aprende sobre sororidade, empatia olhar para o outro”, completou.

O artista surpreendeu ao público ao contar que, certa vez, na casa do músico Lenny Kravitz, o ator norte-americano Denzel Washington lhe confidenciou que já viu Cidade de Deus cinco vezes, e que o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, foi telespectador do longa em uma das ocasiões.

“Estava com um amigo, Lenny Kravitz, e ele virou para mim e perguntou: você sabe quantas vezes eu assisti Cidade de Deus? Cinco. E, em uma delas, Obama e Michelle estavam comigo. Você não sabia, mas eles te conhecem”, contou ele, aos risos.

Na quarta-feira, 30, a plataforma HBO Max autorizou o desenvolvimento da série CIDADE DE DEUS. A série funcionará como um pós-filme, mostrando onde os personagens estariam anos depois dos acontecimentos de 2002.

“Cidade de Deus é uma obra amada pelo público e trata de temas que, mesmo depois de 20 anos, ainda são extremamente relevantes tanto para os brasileiros quanto para a audiência de qualquer lugar do mundo. Por isso, estamos dando início ao desenvolvimento deste projeto, que, futuramente, pode sair do papel e se tornar uma impactante produção”, afirma Silvia Fu, diretora sênior de Conteúdo Script da Warner Bros Discovery no Brasil.

O desenvolvimento da série está aos cuidados de Fernando Meirelles, Andrea Barata Ribeiro e a equipe da O2 Filmes. O time de roteiristas é comandado pelo premiado Sérgio Machado e inclui Armando Praça, Renata Di Carmo, Estevão Ribeiro e Rodrigo Felha. Na direção, o comando fica nas mãos do baiano Aly Muritiba.

"A série revelará o que brotou daquela semente plantada nos anos em que o filme se passa. Depois que aqueles garotos dobram a esquina na cena final do filme, para onde foram e no que se transformaram?”, reflete Meirelles.

Outro projeto prestes a sair do papel é a adaptação da HQ O Cidadão Incomum, de Pedro Ivo, para a televisão. Este seria o primeiro trabalho do cineasta brasileiro indicado ao Oscar no universo de personagens poderosos.

Escrito por Pedro Ivo e publicado pela Editora Conrad, a obra conta a história de Caliel, ator iniciante de classe média, que tem a vida mudada drasticamente ao descobrir que pode voar.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Fernando Meirelles particpou do primeiro dia de programação da
Play

Filme do Mamonas Assassinas está disponível; saiba onde assistir

Fernando Meirelles particpou do primeiro dia de programação da
Play

Última temporada de "Dom" chega ao Prime: "Intensa e visceral"

Fernando Meirelles particpou do primeiro dia de programação da
Play

Aviões do Forró rouba a cena no Festival de Cannes; assista

Fernando Meirelles particpou do primeiro dia de programação da
Play

Em vídeo, ator Terry Crews desafia Anderson Silva para luta; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA