CORRENDO SOLTOS
'Na Rédea Curta' segue com novos episódios e até um filme
A websérie terá episódios e conteúdos por todo o ano, duração do Fundo Vozes Negras (YT)
Por Victor Hernandes*

As aventuras de uma mãe baiana e seu filho marcam a nova temporada da websérie Na Rédea Curta. Em suas novas peripécias, Mainha e Junior, personagens principais da produção, chegam para viver novas histórias e situações atípicas.
Interpretados pelos artistas baianos Thiago Almasy e Sulivã Bispo, os personagens acompanhados de ótimo elenco de apoio chegam com muitas novidades em 2022. A nova temporada, que começou no dia 26 de janeiro, tem os episódios lançados semanalmente nas redes sociais @naredeacurta, sempre às quartas-feiras, e também no canal do YouTube.
Após ficar sem lançar conteúdos durante a pandemia, a produção retorna com uma nova linguagem em seus episódios. O ator Thiago Almasy, que além de atuar, assinou também a direção e o roteiro da websérie, explica que, na temporada atual, os personagens estarão em diferentes momentos, para além do que o público estava acostumado a assistir.
“Dessa vez quis experimentar muito com a linguagem da série, pegar os personagens e colocá-los em diversas situações. Inclusive tem episódios que fogem da dinâmica familiar, que os dois vão para delegacia, praia, restaurante, entre outros. Tem episódio que é inspirado em filme de terror, ficção científica e anos 70. Brinquei com muitas referências e pude trazer tanto os personagens principais quanto os coadjuvantes”, diz.
Outra marca desta fase da websérie são os novos personagens. São aproximadamente 50 pessoas que chegaram ao projeto. Desde artistas com maior tempo de carreira a outros que estão em início de trajetória. Para Sulivã Bispo, é muito importante apresentar os novos personagens para os episódios da produção.
“A série tem sua trupe consagrada. Junior e Mainha são os personagens centrais, mas somos uma grande família. É muito bom a gente gravar de uma forma mais alternativa, solta e encaixando eles em outros episódios. Todos empreendem junto conosco nessa grande engrenagem que é o Na Rédea Curta. Conseguimos misturar várias coisas, tem participações de atores incríveis que também estão neste cenário do teatro baiano. Unimos todo mundo”, afirma.
O formato transmídia também é uma novidade na nova temporada. Além dos episódios da websérie, conteúdos e elementos interativos estão sendo apresentados em diferentes plataformas e canais digitais, como revela Thiago.
“A gente está lançando os episódios quinzenalmente. No intervalo de um episódio e outro, tem uma live de um tema específico com os personagens. Mainha comentando sobre novelas que gosta, Júnior falando sobre jogos, entre outros. Queremos inserir eles nessas novas plataformas do YouTube, Tik Tok e memes. Temos o episódio completo no YouTube, bastidores no Tik Tok ou Instagram e canal para assinantes terem conteúdos exclusivos”, revela.
Outra grande surpresa no novo formato da websérie são os cenários e locações onde as gravações foram realizadas. O ator, Sulivã, destaca também sobre as vivências que os personagens vão enfrentar em locais bastante inesperados.
“As locações estão hilárias e junto com elas há peripécias incríveis também. Tem gravações que são na praia, festa e aeroporto. Conseguimos mesclar nos episódios e contar a história dessa família periférica, nordestina, baiana e dessa mãe preta que mexe de fato esse caldeirão que está dentro da nossa casa”, comenta.
“Nessa temporada tem muita coisa legal. As situações são Mainha no trânsito, na areia, na praia, na quadra e Junior nas festas, aeroporto, entre outros. Foram coisas super divertidas, situações inimagináveis, mas que vai dar para matar a saudades e proporcionar boas risadas”, pontua Bispo.
A qualidade nas imagens feitas nas gravações e as reverberações dos episódios são outros pontos ressaltados por Thiago.
“Fizemos filmagens muito bonitas, direção de arte incrível. Destaco também a forma como a gente conseguiu conectar as histórias. Tem episódios que se dividem em dois e acontecimentos que desdobram em outros. É realmente um arco narrativo, de uma produção de streaming mesmo”, afirma.
O novo formato proposto pela produção passa também por uma mistura de gêneros, que vão desde musical até desenho animado. São releituras que Almasy faz e algumas referências a episódios antigos e até sobre a pandemia.
“A gente pensou em algo sólido para ser exibido em qualquer lugar. Vai ter episódio que vai ser um musical, sobre halloween, desenho animado. Muita coisa ainda para apresentar. Estou muito ansioso para ver como as pessoas vão receber este novo formato, com trilha sonora e muitas coisas que não tínhamos antes. Uma produção muito mais arranjada”, comenta o ator e diretor.
O filme
Junior e Mainha além de passarem por distintas situações na fase atual da websérie, vão percorrer também diferentes experiências nas telinhas dos cinemas. O longa será uma história original, onde o enredo se baseia em uma descoberta que vai transformar a vida de mãe e filho. O filme parte da premissa de uma crise familiar entre os dois, mas claro, tudo isso sempre com muito bom humor, naquele clima habitual dos atores.
“O mais interessante é que muita gente vai ao cinema na mesma expectativa do canal, de ver as peripécias de Junior, que está presente com muita força. Porém, o filme vai surpreender também porque está com uma carga dramática muito forte, já que é uma história de família. Este longa vai surpreender muita gente. Foi uma grande experiência de imersão e transformação para nós”.
A gravação do filme foi realizada no bairro da Lapinha, em Salvador. Mesmo local onde eram feitos os primeiros vídeos de Sulivã e Thiago.
“A gente transformou a Lapinha em um lugar de fruição cinematográfica. A casa dos meus pais virou um set de cinema. A rua inteira se ajustou para receber a gente, vários vizinhos foram figurantes e suas casas serviram de cenários”, completa Almasy.
A expectativa dos atores para o lançamento do longa é “ter muita fé que o filme cruze essa barreira regional, e tenha essa coisa do Nordeste, mas que também consiga criar uma identificação com todo o Brasil”, finalizam.
O filme já foi gravado e está previsto para ser lançado no segundo semestre deste ano. Já a websérie foi lançada e os novos episódios estão disponíveis sempre às quartas-feiras, 20h, no @naredeacurta e no canal do YouTube da série.
Durante 12 meses a websérie terá episódios e conteúdos disponíveis na plataforma, período de duração do Fundo Vozes Negras, que contemplou também o projeto baiano. O fundo é uma iniciativa internacional promovida pelo próprio YouTube, para apoiar artistas e criadores negros, que ganham recursos para investir em produção de conteúdo em seus canais.
Com o investimento do Fundo, o projeto tem qualidade audiovisual e de filmagem em seus episódios, contando com imagens em 4K, elenco de núcleo alternativo expandido e gravações em áreas externas. Os assinantes do Na Rédea Curta poderão também ter acesso a conteúdos exclusivos, loja virtual e a criação do Clube de Membros.
Serviço
O quê: Websérie Na Rédea Curta
Quando: Sempre às quartas-feiras, 20h
Onde assistir: Redes sociais e canal do Youtube @naredeacurta
*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes