Premiada em festival nos EUA, Valentina Herszage celebra Raquel 1:1 | A TARDE
Atarde > A TARDE + > CINEINSITE

Premiada em festival nos EUA, Valentina Herszage celebra Raquel 1:1

Diretora do longa, Mariana Bastos, diz que produção reflete sobre o fundamentalismo religioso

Publicado quinta-feira, 08 de dezembro de 2022 às 18:47 h | Autor: Da Redação

Vencedora do prêmio de melhor atuação no South by Southwest (SXSW), festival de cinema, música e tecnologia que ocorre toda primavera no Texas, EUA, a atriz Valentina Herszage, protagonista do filme “Raquel 1:1”, falou sobre a premiação e ponderou que o reconhecimento é fruto do trabalho de todos os envolvidos no longa.

“É um reconhecimento muito valioso para todos nós, porque é um trabalho feito com muito amor, atenção, preocupação, de transmitir mensagens legais e trazer reflexões”, afirmou em entrevista ao Portal A TARDE.

A produção conta a história de Raquel, uma adolescente religiosa que volta à cidade pequena e conservadora onde nasceu, em busca de uma vida nova junto ao pai. Contudo, o que parece tranquilo vai se tornando complexo, quando um acontecimento misterioso, a faz embarcar numa missão religiosa controversa e reviver traumas do seu passado.

Valentina falou também sobre a mensagem deixada pelo longa. “O filme tem um viés feminista, de trazer a mulher para um lugar em que ela sempre foi negada, mas mostrar que nós podemos abrir discussões”. Para a preparação cênica, ela contou que teve a ajuda de Priscila Bittencourt, que interpreta a médica Ana Heloisa no filme, da diretora Mariana Bastos, dos produtores e que foi um trabalho “coletivo, em cima do roteiro, da história".

A diretora do filme, Mariana Bastos, afirma que o filme instiga o campo da reflexão. “A principal mensagem é refletirmos um pouco sobre a questão dos riscos do fundamentalismo religioso e como isso está ligado à violência contra a mulher. O filme propõe perguntas”.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS