Sem surpresas: "Oppenheimer" domina o Oscar e é coroado Melhor Filme

"Barbie" e “Assassinos da Lua das Flores” foram os grandes esnobados da noite

Publicado domingo, 10 de março de 2024 às 20:48 h | Atualizado em 11/03/2024, 14:22 | Autor: Bianca Carneiro
OUVIR
Cillian Murphy levou para casa a estatueta de Melhor Ator por Oppenheimer
Cillian Murphy levou para casa a estatueta de Melhor Ator por Oppenheimer -

Seguindo a tendência de premiações anteriores, “Oppenheimer” foi consagrado também na 96ª edição do Oscar, na noite deste domingo, 10. Das 13 indicações, o longa de Christopher Nolan venceu sete, incluindo a de Melhor Filme. Na sequência, o favorito foi “Pobre Criaturas”, de Yorgos Lanthimos, que levou quatro estatuetas para casa.

>>> É ele! Ryan Gosling faz performance incrível de I'm Just Ken no Oscar

>>> Em 1º Oscar, Robert Downey Jr. lembra passado turbulento: “terrível”

Filme de maior bilheteria do ano passado, "Barbie", de Greta Gerwig, ganhou apenas na categoria de Melhor Canção Original, pela música “What Was I Made For?”, interpretada por Billie Eilish. Outra grande promessa com 11 nomeações, “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese, foi o grande esnobado do Oscar e terminou a noite sem nenhum prêmio.

Também indicado a Melhor Filme, “Zona de Interesse” ganhou o prêmio de Melhor Filme Internacional e de Melhor Som, enquanto “Anatomia de uma Queda” venceu o Melhor Roteiro Original.

Anteriormente, Oppenheimer conquistou os principais prêmios da temporada, desde os Globos de Ouro até os prêmios do Sindicato de Atores. O Oscar de Melhor Filme foi o último e mais importante reconhecimento. Confirmando o favoritismo da produção, Robert Downey Jr. levou o Oscar de melhor ator coadjuvante, assim como Cillian Murphy recebeu o prêmio de melhor ator, e Christopher Nolan o de melhor diretor.

Já na categoria de melhor atriz, Emma Stone, de Pobres Criaturas, superou Lily Gladstone, deixando Assassinos da Lua das Flores de mãos vazias sem o seu prêmio tido como o mais certo.

Robert Downey Jr levou a estatueta por Oppenheimer

Encerrando a cerimônia, Oppenheimer foi anunciado como o melhor filme. O prêmio foi entregue por Al Pacino em um discurso bastante confuso. “Dez ótimos filmes foram indicados, mas apenas um receberá o prêmio de Melhor Filme. Tenho que recorrer ao envelope para isso, e é o que farei... Aqui vai... Meus olhos veem Oppenheimer... Sim... E...”, disse ele, sendo interrompido pela música e pelas palmas.

A noite também foi marcada pela tradicional homenagem aos falecidos. Foram lembrados nomes como Matthew Perry, Tina Turner e Alan Arkin. O momento foi introduzido por uma frase de Alexei Navalny, líder da oposição russa que morreu na prisão e foi tema de "Navalny", vencedor da categoria de melhor documentário em 2023.

“Godzilla Minus One" foi o primeiro filme da franquia a ser premiado com uma estatueta na cerimônia, a de melhores efeitos visuais. A vitória de "20 Dias em Mariupol" como melhor documentário trouxe de volta a atenção de volta para a guerra na Ucrânia. Os famosos também aproveitaram o Oscar para protestar contra o conflito entre Israel e Palestina.

Confira os vencedores do Oscar 2024:

Melhor Filme

Seguindo a tendência de premiações anteriores, Oppenheimer foi o vencedor da noite, superando Anatomia de uma Queda, Assassinos da Lua das Flores, Barbie, Ficção Americana, Maestro, Os Rejeitados, Pobres Criaturas, Vidas Passadas e Zona de Interesse.

Melhor Ator

Favorito da noite, Cillian Murphy levou para casa a estatueta, por Oppenheimer. Também estavam na disputa Bradley Cooper, por Maestro, Colman Domingo, por Rustin, Paul Giamatti, por Os Rejeitados e Jeffrey Wright, por Ficção Americana.

Melhor Atriz

A estatueta foi de Emma Stone, por Pobres Criaturas. Concorreram também Annette Bening, por NYAD, Carey Mulligan, por Maestro, Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores e Sandra Hüller, por Anatomia de uma Queda.

Melhor Direção

A estatueta ficou com Christopher Nolan, por Oppenheimer. Competiram Jonathan Glazer, por Zona de Interesse, Justine Triet, por Anatomia de uma Queda, Martin Scorsese, por Assassinos da Lua das Flores e Yorgos Lanthimos, por Pobres Criaturas.

Melhor Ator Coadjuvante

Robert Downey Jr, por Oppenheimer. Perderam a estatueta Ryan Gosling (Barbie), Mark Ruffalo (Pobres Criaturas) e Robert De Niro (Assassinos da Lua das Flores).

Melhor Atriz Coadjuvante

Da’Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados. Superando Emily Blunt (Oppenheimer), Jodie Foster (NYAD), America Ferrera (Barbie) e Danielle Brooks (A Cor Púrpura).

Melhor Filme Internacional

Prêmio de Zona de Interesse (Reino Unido). Venceu A Sala dos Professores (Alemanha), A Sociedade da Neve (Espanha), Eu, Capitão (Itália) e Dias Perfeitos (Japão).

Da'Vine Joy Randolph venceu Oscar de Atriz Coadjuvante por Os Rejeitados

Melhor Curta de Animação

War is Over! (inspirado pela música de John e Yoko). Competiu contraLetter to a Pig, Ninety-Five Senses, Our Uniform e Pachyderme.

Melhor Animação

O vencedor foi O Menino e a Garça, deixando para trás Elementos, Meu Amigo Robô, Nimona e Homem-Aranha: Através do Aranhaverso.

Melhor Roteiro Original

Justine Triet & Arthur Harari, por Anatomia de uma Queda. SuperouBradley Cooper & Josh Singer (Maestro), Celine Song (Vidas Passadas), David Hemingson (Os Rejeitados) e Sammy Burch (Segredos de um Escândalo).

Melhor Roteiro Adaptado

Cord Jefferson, por Ficção Americana. Ganhou de Christopher Nolan (Oppenheimer), Jonathan Glazer (Zona de Interesse), Tony McNamara (Pobres Criaturas) e Greta Gerwig & Noah Baumbach (Barbie).

Melhor Maquiagem e Cabelo

Venceu Pobres Criaturas, contra A Sociedade da Neve, Maestro, Oppenheimer e Golda.

Melhor direção de arte

Venceu Pobres Criaturas, superandoBarbie, Assassinos da Lua das Flores, Oppenheimer e Napoleão.

Melhor figurino

Prêmio para Holly Waddington, de Pobres criaturas. Deixou para trásBarbie, Assassinos da Lua das Flores, Napoleão e Oppenheimer.

Melhores Efeitos Visuais

Com um orçamento e equipe reduzidos, venceu Godzilla Minus One, um marco para a franquia do kaiju japonês, indicada pela primeira vez ao Oscar. Ganhou de Missão: Impossível — Acerto de Contas Parte 1, Napoleão, Resistência e Guardiões da Galáxia Vol. 3.

Melhor Montagem

Prêmio para Oppenheimer, superando Anatomia de uma Queda, Os Rejeitados, Assassino da Lua das Flores e Pobres Criaturas.

Melhor Documentário de Curta-Metragem

The Last Repair Shop (A última loja de consertos), contra The ABCs of Book Banning, The Barber of Little Rock, Island in Between e Nai Nai & Wai Po

Melhor Documentário

Ganhou 20 Dias em Mariupol, sobre a guerra da Ucrânia e Rússia, representando o primeiro Oscar da Ucrãnia. Perderam a estatueta A Memória Infinita, As 4 Filhas de Olfa, Bobi Wine: O Presidente do Povo e To Kill a Tiger.

Melhor Fotografia

Prêmio para Oppenheimer. Perderam Pobres Criaturas, Maestro, Assassinos da Lua das Flores e O Conde.

Melhor Som

Venceu Zona de Interesse. Perderam Maestro, Missão: Impossível — Acerto de Contas Parte 1, Oppenheimer e Resistência.

Melhor Curta-Metragem

O vencedor foi A Incrível História de Henry Sugar. Ganhou de The After, Invincible, Knight of Fortune e Red, White & Blue.

Melhor Trilha Sonora

Venceu Oppenheimer. Perderam Assassinos da Lua das Flores, Ficção Americana, Indiana Jones e a Relíquia do Destino e Pobres Criaturas.

Melhor Canção Original

What Was I Made For?, de Barbie, foi a vencedora, superando I’m Just Ken, de Barbie, It Never Went Away, de American Symphony, The Fire Inside e Flamin’ Hot e Wahzhazhe (A Song for My People), de Assassinos da Lua das Flores.

Publicações relacionadas