Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > a tarde + > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

HUMOR

Sucesso no YouTube, websérie Na Rédea Curta chega aos cinemas

Para encontrar o pai que nunca conheceu, Júnior e Mainha partem em uma aventura hilária no Recôncavo da Bahia

Por Felipe Viterbo

24/11/2022 - 20:23 h
Projeto retrata com humor o cotidiano de uma família negra e periférica de Salvador
Projeto retrata com humor o cotidiano de uma família negra e periférica de Salvador -

Sucesso da internet, a série ‘Na rédea curta’, dos atores baianos Sulivã Bispo e Thiago Almasy, vai virar filme. Com lançamento nacional programado para 1º de dezembro nos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, o longa-metragem traz ao cinema as aventuras de Júnior e Mainha, que deixam o conforto do lar na Lapinha e partem em uma jornada pelo Recôncavo da Bahia.

O filme homônimo conta a história de uma mãe solo aposentada e seu filho, que, aos 20 anos, e com a namorada grávida, terá que descobrir como ser pai. É a partir deste grande evento que Júnior, sem referência paterna, sente a necessidade de encontrar seu genitor. Superprotetora, Mainha se vê sem saída e decide acompanhar o filho em uma hilária e atrapalhada viagem à cidade de Cachoeira, terra do procurado pai.

Forte em representatividade e referências culturais, o longa-metragem retrata com humor o cotidiano de uma família negra e periférica de Salvador. Sob a direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio (Café com Canela, Ilha, Até o Fim), e com o bairro da Lapinha e o Recôncavo da Bahia como pano de fundo, a narrativa é inspirada por personagens que são referência para os atores e por situações reais do cotidiano.

“Eu estava despretensiosamente no YouTube quando cheguei ao ‘Na Rédea Curta’. Eu assisti aos vídeos e achei um barato, dei muita risada, não consegui ver um episódio só”, contou o realizador Ary Rosa, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 23.

Ary elogiou o trabalho feito na série e disse acreditar que, no audiovisual, parcerias entre produtores em redes sociais e cineastas podem dar muito certo. “Era um período em que a gente estava lançando Café com Canela e, em uma das viagens com Glenda, eu disse que tinha visto algo muito legal, que tinha ideias para fazer uma coisa interessante unindo nossa experiência à genialidade de Sulivã e Tiago na construção dos personagens, que são muito ricos”, completou.

Inspirados pela cultura e cenários do Recôncavo Baiano, a diretora Glenda Nicácio falou também sobre os desafios de levar às telonas um projeto digital com personagens já consolidados e de transportar uma narrativa enraizada no centro histórico soteropolitano ao interior da Bahia.

“O ‘Na Rédea Curta’ foi um grande desafio nas nossas vidas. Foi o primeiro projeto que não nasceu com a gente. Isso foi muito gostoso também, se encantar e aprender a amar personagens que são de fora, mas ao mesmo tempo são muito próximos”, disse.

Glenda diz ter havido muita generosidade entre a direção e os criadores. “Isso trouxe o tom cômico ao roteiro. Trazer os personagens de Salvador para Cachoeira, que é o lugar onde nossas histórias geralmente acontecem, fazendo que isso tenha sentido na trajetória de Mainha e Júnior, também foi um desafio”, ressaltou a diretora.

Originários de famílias matriarcais, os atores Sulivã Bispo (Mainha) e Genário Neto (Meire) se inspiraram em figuras femininas do entorno familiar e da grande família que formam suas vizinhanças, para a construção dos respectivos personagens.

“Eu acho que construir esses personagens foi um processo pautado no teatro negro e popular. Mainha não foi um personagem que eu estudei pra construir, ela é inspirada nas minhas memórias de maternidade. A gente precisa falar dessa maternidade preta porque é muito raro você ver mãe preta no humor”, comenta Sulivã Bispo.

Para Sulivã, é importante trazer um recorte afirmativo que compreende a pluralidade da maternidade. “Você vê personagens matriarcais dentro do humor brasileiro, mas a mãe preta é muito pautada no estereótipo da chacota, na ridicularização”, argumenta.

Genário, por sua vez, diz que sua personagem, Meire, tem forte influência de sua avó, o que o deixa feliz, ainda que ela não possa presenciar esse momento. “Eu sempre morei com minha avó e sempre fui muito observador. Desde criança eu a via se arrumar, usar pó compacto, arrumar o cabelo, colocar bob, fazer aquelas coisas no fogão e chamar as amigas para ir em casa”, conta o artista, que também abordou a trajetória de sua ancestral.

“Ela era praticamente a vereadora da rua, todo mundo a conhecia ela porque trabalhava com as crianças, trabalhava na igreja”, completa Genário.

O ‘Na Rédea Curta’ também traz nomes como Luciana Souza, Zezé Motta, Arlete Dias, Rita Batista e Jackson Costa ao elenco. Distribuído pela Elo Company, as gravações aconteceram em Salvador e nas cidades de Cachoeira, São Félix e Muritiba.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cinema Cultura Na Rédea Curta Sulivã Bispo Tiago Almasy

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Projeto retrata com humor o cotidiano de uma família negra e periférica de Salvador
Play

Websérie explora cultura ancestral de aldeia Xukuru-Kariri

Projeto retrata com humor o cotidiano de uma família negra e periférica de Salvador
Play

Filme do Mamonas Assassinas está disponível; saiba onde assistir

Projeto retrata com humor o cotidiano de uma família negra e periférica de Salvador
Play

Última temporada de "Dom" chega ao Prime: "Intensa e visceral"

Projeto retrata com humor o cotidiano de uma família negra e periférica de Salvador
Play

Aviões do Forró rouba a cena no Festival de Cannes; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA