DE NOVO
Sistema do Ministério da Saúde sofre novo ataque hacker
Funcionários foram dispensados e liberados para retornarem para casa
O Ministério da Saúde voltou a sofrer um novo ataque hacker nesta segunda-feira, 13. Desta vez foram afetados os sistemas internos como intranet, e-mail corporativo e a rede de telefonia, que ficaram fora do ar.
>>Hackers deixam site do Ministério da Saúde fora do ar
Os servidores da pasta sofreram bloqueio total e ficaram fora do ar. Por causa do ataque, funcionários não conseguiram acessar o sistema de atualização de acompanhamento da Covid-19 no país.
Sem sistema, os funcionários foram dispensados e liberados para retornarem para casa. O site da pasta continuou no ar, mas sem possibilidade de atualização.
A suspeita é que houve tentativa de ataque de ransomware, quando hackers roubam os dados do usuário ou da empresa e pedem pagamento para devolução. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que a equipe de tecnologia da pasta está reativando alguns sistemas gradativamente, e em segurança.
"O Departamento de Informática do SUS informa que já restabeleceu a rede interna do Ministério da Saúde e o acesso a alguns sistemas como o SEI, porém está reativando a internet de todo o órgão de forma gradativa e segura, com isto, o restabelecimento total do acesso à internet ocorrerá até o fim desta segunda-feira (13). O DataSUS comunicará após a conclusão da estabilização da internet de todos os sistemas da pasta".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes