COP 28
Jerônimo Rodrigues lança Atlas do Hidrogênio Verde em Dubai
Governador afirmou que a Bahia oferece ao mundo uma nova forma sustentável de gerar energia
Por Da Redação
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) lançou neste sábado, 2, em Dubai, o Atlas do Hidrogênio Verde, considerado pelo governo do estado como o novo passo de um conjunto de políticas voltadas para o incentivo à geração de energias limpas na Bahia. O lançamento ocorreu durante a participação do gestor estadual na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28).
A elaboração do atlas é uma parceria entre governo do estado e Senai Cimatec, com objetivo de realizar análises para o desenvolvimento da economia do hidrogênio verde na Bahia. O estudo pretende ser um guia para facilitar o planejamento de projetos e pesquisas com hidrogênio no estado.
“A Bahia está de parabéns por oferecer ao Brasil e ao mundo uma forma nova sustentável de geração de energia. Vamos continuar esses estudos e já encomendamos também um Atlas da Descarbonização. Tudo isso mostra que a Bahia está neste caminho, contribuindo com o planeta na descarbonização da economia com geração de renda e de emprego. Estamos fazendo uma mudança com transição energética, mas preocupados também com a inclusão das comunidades tradicionais envolvidas nessas regiões de investimento”, comentou Jerônimo.
O atlas baiano identifica regiões preferenciais no estado para a implantação de hubs industriais voltados à produção de hidrogênio verde. O modelo de análise foi desenvolvido com base em dados ambientais, sociais, econômicos, de infraestrutura logística existente e planejada e de disponibilidade de recursos hídricos e energia renovável, como a solar fotovoltaica e a eólica. O levantamento alcança os 27 territórios de identidade do estado.
“É uma continuidade de nossa perspectiva de termos um estado denominado de nova Bahia. O ex-governador Jaques Wagner iniciou esse trabalho já pensando nas mudanças climáticas e lançou um Atlas da Energia Eólica. Na sequência, Rui Costa entregou à Bahia e ao Brasil um Atlas da Energia Solar. Esses dois atlas fizeram com que os investimentos baianos, e de fora do estado, nos colocassem numa posição bastante favorável na geração e na distribuição dessas energias renováveis”, explicou o governador.
Jerônimo também aproveitou a oportunidade para apresentar a investidores internacionais o potencial da Bahia para a produção desse novo tipo de energia limpa, com alta capacidade de contribuição no combate às mudanças climáticas.
Além do governador, participaram do evento o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT); o senador Jaques Wagner (PT); Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria; Leone Andrade, diretor-geral do Senai Cimatec; Walter Pinheiro, Relações Corporativas e Governamentais do Senai Cimatec; e os secretários estaduais baianos do Meio Ambiente, Eduardo Sodré e do Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.
Neste domingo, 3, Jerônimo participa de sua última agenda na COP 28, com um debate sobre a criação do Fundo da Caatinga. O instrumento se propõe a ser uma forma de financiar ações de preservação e convivência sustentável com o bioma presente em grande parte da Bahia.
Ao final do dia, a comitiva baiana embarca para Berlim, na Alemanha, onde terá mais um dia de reuniões com empresas do setor energético.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes