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15/05/2023 às 10:48 • Atualizada em 16/06/2023 às 8:31 - há XX semanas | Autor: Da Redação

ESG NOS PORTOS

Movimentação nos terminais cresce no primeiro trimestre

Padrões ESG são cada vez mais usados por operadores portuários

tamanho desse mercado global, avaliado em US$ 3,8 bilhões em 2022, deve crescer
tamanho desse mercado global, avaliado em US$ 3,8 bilhões em 2022, deve crescer -

Entre janeiro e março de 2023, o setor portuário brasileiro movimentou 279,5 milhões de toneladas de cargas, aumento de 1,64% sobre o mesmo período do ano passado (275 milhões de toneladas), segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Do total, 57,5% representa a movimentação de cargas de granel sólido (grãos, minérios e fertilizantes), 27,10% de granel líquido ou gasoso (petróleo e derivados, GNL) e 5,3% de carga conteneirizada.

Os portos públicos brasileiros, conhecidos como portos organizados, movimentaram 96,84 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2023. Os Terminais de Uso Privado (TUPs) movimentaram 182,638 milhões de toneladas no mesmo período. Março foi o mês de maior crescimento no primeiro trimestre de 2023, com movimentação de cargas de 104,5 milhões de toneladas, aumento de 8,26% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

No setor de commodities, o minério de ferro lidera, com 75,8 milhões de toneladas movimentadas no trimestre (alta de 1,48% em relação ao mesmo período de 2022). Outros destaques são petróleo bruto, com 48,9 milhões de toneladas (variação positiva de 11,11%); milho, com 8,9 milhões de toneladas (crescimento de 155,34%), e farelo de soja, com 4,5 milhões de toneladas (aumento de 3,86%).

"A Bahia, com R$ 6 bilhões em investimentos correntes em infraestrutura portuária em todos os perfis de carga, luta para conectar-se com o modal ferroviário, visando incrementar a sua movimentação", destaca o chefe da Antaq para Bahia, Sergipe e Minas, Alfeu Luedy.

Estreando no cenário internacional como Capital da Amazônia Azul, o que agrega valor na dimensão ESG dos operadores portuários inovadores, a Baía de Todos os Santos, com dois portos públicos, Salvador e Aratu, oito Terminais de Uso Privativo (TUPs) - Temadre, TR-BA, DOW, Itapoã, TPC Dias Branco, Ford, Enseada e MFX - e mais três TUPs em construção (Bahiaterminais, Braskem e GDK), é reconhecida pelos operadores portuários do mundo como melhor porto natural do Atlântico Sul. Apesar disso, ainda não tem conexão ferroviária.

Crescimento

Nesta Década dos Oceanos (2021-2030 ONU), padrões ESG mundialmente reconhecidos do Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e da Global Reporting Initiative (GRI), incorporando os compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), estão sendo usados por inovadores operadores portuários do mundo.

Acompanhado pelo WWI, o relatório de pesquisa global "Ports and Terminal Operations Market" (2023-2030) fornece dados precisos relacionados a tendências de mercado com previsão para o futuro, com detalhes dos mercados nacionais, regionais e globais, incluindo análises dos principais players de cada região bem como taxas de crescimento e os principais fatores que afetam o crescimento do mercado global de operações de portos e terminais.

O tamanho desse mercado global, avaliado em US$ 3,8 bilhões em 2022, deve crescer a um CAGR (taxa de crescimento anual composto) de 10,28% durante o período de previsão, atingindo US$ 6,8 bilhões em 2028, destacado como um dos setores que se expande mais rapidamente na economia mundial.

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