Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > A TARDE ESG
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICAS PÚBLICAS

Sudene apresenta Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste

Programa reúne 112 projetos estruturantes com base na nova agenda de sustentabilidade

Por Da Redação

28/07/2023 - 10:27 h | Atualizada em 29/08/2023 - 20:14
O plano conta ainda com a parceria de 23 ministérios
O plano conta ainda com a parceria de 23 ministérios -

O titular da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral, apresentou o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) na última quarta-feira, 26, no Palácio do Planalto, ressaltando o novo momento vivido pelo órgão para restabelecer o diálogo com os governos estaduais e os setores produtivos, com o objetivo de retomar o protagonismo nordestino no cenário nacional, com base na nova agenda de sustentabilidade que surge na economia global.

“A Sudene tem um papel importante neste diálogo federativo", avalia o superintendente. "Nós precisamos nos adequar aos novos desafios e o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste provoca este debate, promovendo, inclusive, o reencontro da Sudene com o próprio nordestino.” Cabral disse, ainda, que "agora é preciso ficar de olho na integração tática e operacional", abrindo as portas da Sudene para o setor produtivo, governadores, trabalhadores e academia.

Aprovado na reunião mais recente do Conselho Deliberativo da Sudene, o PRDNE reúne, até o momento, 112 projetos estruturantes, divididos em sete eixos temáticos de atuação, indicados por meio da participação dos governos estaduais e da sociedade civil e analisados pela equipe técnica da Sudene, com a participação de especialistas em desenvolvimento regional. O plano conta ainda com a parceria de 23 ministérios.

O encontro realizado em Brasília contou com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin, além dos integrantes do Consórcio Nordeste e os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Rui Costa (Casa Civil) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

Alckmin voltou a afirmar o compromisso do Governo Federal com a causa nordestina a partir da integração de esforços para viabilizar ações que atendam os desafios e oportunidades da região. “O Nordeste é uma prioridade do Governo Federal, do governo do presidente Lula", afirmou. "E a melhor maneira de promover o desenvolvimento e ter boas políticas públicas é por meio de parcerias com os entes federados.”

Um dos temas defendidos no evento foi a revitalização das instituições dedicadas ao desenvolvimento regional. A pauta esteve presente no discurso do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O chefe da pasta à qual a Sudene é vinculada ratificou o compromisso de fortalecer a atuação das superintendências.

“Estamos trabalhando intensamente pela revitalização das agências de desenvolvimento regional", afirmou. "E a Sudene se destaca nisso. É uma prioridade do presidente Lula integrar estas instituições para que haja um diálogo mais forte com os estados e municípios, liderando o debate para a escolha de prioridades e consensos. A partir daí, canalizar recursos humanos, financeiros e tecnológicos. E a Sudene está cumprindo um papel enorme.”

Veja mais em A TARDE ESG

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

A Tarde ESG esg ODS políticas públicas sudene

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
O plano conta ainda com a parceria de 23 ministérios
Play

A construção da água, molécula por molécula

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA