Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ADEMI
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ADEMI

Novos lançamentos imobiliários projetam o mercado baiano em 2025

Empreendimentos previstos para os próximos anos apresentam perfil voltado para a funcionalidade e a sustentabilidade

Joana Lopo

Por Joana Lopo

31/08/2025 - 3:01 h
Imagem ilustrativa da imagem Novos lançamentos imobiliários projetam o mercado baiano em 2025
-

O mercado imobiliário baiano chega a 2025 com uma agenda de lançamentos que deve reforçar a diversidade de produtos e consolidar Salvador e outras cidades do estado como polos de atração de investimentos em habitação e empreendimentos multifuncionais. A avaliação é da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), que reúne mais de uma centena de associados e monitora o comportamento do setor por meio de pesquisas mensais.

Segundo o presidente da entidade, Cláudio Cunha, os empreendimentos previstos para os próximos anos apresentam um perfil voltado para a funcionalidade e a sustentabilidade. “Nosso mercado é dinâmico e a demanda é diversa. Todos os nichos possuem alta procura”, ressalta. Ele explica que os compactos, com áreas reduzidas e localizados em regiões com infraestrutura urbana, são hoje um dos produtos mais buscados. “Esses imóveis atendem desde jovens que procuram sua primeira moradia até idosos que desejam praticidade e integração. Também são alternativas de investimento, especialmente em regiões com alta liquidez e oferta de serviços.”

Tudo sobre Ademi em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Já os empreendimentos de alto padrão seguem concentrados em uma demanda mais específica, mas, de acordo com Cunha, têm registrado mudanças no perfil dos compradores. “Há exigência de qualidade, personalização e atenção à exclusividade e à valorização patrimonial. O público de alto padrão está mais diversificado e demanda produtos que conciliem localização estratégica e soluções arquitetônicas diferenciadas”, observa.

A Ademi, segundo ele, tem estimulado as empresas associadas a incorporar critérios de sustentabilidade e biofilia (conceito que, na arquitetura e design, significa a integração de elementos naturais como plantas, luz, água e materiais orgânicos e outros), promovendo fóruns, pesquisas e interlocução com setores complementares. “Temos mais de uma centena de associados e, portanto, conseguimos atender a todos os perfis de compradores. Realizamos pesquisas mensais, apresentando aos nossos associados quais regiões, bairros e cidades possuem maior demanda, velocidade de vendas, menor vacância e o perfil do comprador, para que possam tomar decisões estratégicas”, explica o presidente da entidade.

Esses levantamentos da Ademi-BA têm sido fundamentais para indicar o ritmo de absorção do mercado, segundo Cunha. Em Salvador, por exemplo, ele conta que os índices de Velocidade de Vendas (VSO) permanecem acima de 10% em diversos bairros, superando a média nacional e sinalizando um maior fôlego para novos projetos. A demanda, de acordo com o presidente, reflete a combinação entre crescimento urbano, novas formas de ocupação do espaço e adaptações às necessidades de diferentes faixas de renda da população baiana.

O que vem por aí:

MVL Engenharia

Entre os lançamentos programados, a MVL Engenharia mantém atuação em diferentes áreas da capital. A empresa entregou recentemente, em parceria com a Pelia Innova, o RV Conceito, no Rio Vermelho, empreendimento de estúdios e unidades de um quarto, a 600 metros da Praia do Buracão.

Ainda há unidades disponíveis. Atualmente, a construtora comercializa o Oke Orto, localizado no Horto Florestal, próximo ao BRT e a centros comerciais. O projeto reúne unidades compactas voltadas para um público que busca acessibilidade urbana. Para 2025, o sócio da MVL Incorporadora Ltda e diretor da Ademi-Ba, Marcos Vieira Lima, revela que está em análise um lançamento de dois e três quartos em Armação, bairro que vem recebendo grandes investimentos em mobilidade e infraestrutura.

JVF

No bairro do Caminho das Árvores, a JVF prepara um empreendimento que deve ser lançado em breve, segundo a diretora executiva, Viviane Fonseca. A proposta é de buscar integrar o desenvolvimento imobiliário às práticas ambientais, com soluções voltadas para eficiência energética e aproveitamento de áreas comuns. Viviane conta que o projeto será implantado nessa região que é uma das de maior valorização da capital, com concentração de edifícios corporativos, comércio e serviços, atraindo um público interessado tanto em moradia quanto para investimento.

André Guimarães

O portfólio da André Guimarães inclui, além do Quartier Horto, localizado na Avenida Waldemar Falcão, no Horto Florestal, outros dois lançamentos programados em Salvador até o fim deste ano. Um previsto para agosto e outro para o último trimestre. De acordo com a gerente geral de Incorporações, Nicole Luz, o Quartier Horto foi projetado com quatro suítes e está inserido em uma das áreas residenciais mais consolidadas da capital. Ela conta, sem revelar os destinos, que além da capital há previsão de mais três novos empreendimentos em cidades do interior da Bahia, sinalizando um movimento de expansão territorial do setor imobiliário.

Pejota Empreendimentos

Originada em Sussuarana, a Pejota Empreendimentos reforça sua atuação no bairro com o Vivver Exclusive, lançado em 2023, cuja entrega está prevista para 2027. Segundo a diretora da empresa, Maria Carolina Oliveira de Araújo, o projeto consolida a estratégia da empresa de investir em regiões que até recentemente não eram foco do setor. A diretora conta que novos estudos para outros empreendimentos em Sussuarana, e em outros bairros distintos da capital, também estão em andamento. Mas, a avaliação da empresa é de que a localidade de Sussuarana concentra ainda grande potencial de crescimento habitacional, em sintonia com a expansão da infraestrutura urbana da cidade.

OR

A OR, por sua vez, prepara uma série de lançamentos em bairros de forte apelo imobiliário, como Horto Florestal, Vitória, Barra, Ondina e pontos estratégicos da Orla Atlântica. A empresa também mantém atuação na Região Metropolitana, onde investe em projetos de maior escala. De acordo com o diretor superintendente da OR na Bahia, Daniel Sampaio, em Sauípe, município de Mata de São João, a empresa desenvolve um “master plan” voltado para a criação de empreendimentos residenciais e de lazer, com planejamento que inclui preservação ambiental e aproveitamento de áreas de grande potencial. O conjunto de lançamentos reforça a estratégia da OR de unir moradia, investimento e desenvolvimento urbano, em alinhamento com práticas de ESG.

Panorama

Esse conjunto de projetos confirma que Salvador e cidades vizinhas permanecem no radar das principais incorporadoras. O movimento acompanha uma demanda que se mantém aquecida mesmo em meio a desafios macroeconômicos, como as oscilações da taxa básica de juros. Para a Ademi-BA, a adaptabilidade do setor é um dos principais fatores de resiliência. “Investimos em pesquisas, tendências de mercado e cenários econômicos e e financeiros. Os desafios e a adaptabilidade são uma constante na nossa atividade”, destaca Cláudio Cunha.

Com empreendimentos compactos e de alto padrão, além de projetos voltados para o interior e para a Região Metropolitana, o mercado baiano se apresenta em 2025 com um portfólio diversificado. A agenda de lançamentos, de acordo com a Ademi-Ba, demonstra não apenas a força do setor, mas também a pluralidade de estratégias que buscam atender perfis distintos de consumidores. O próximo ano deve consolidar essa dinâmica, marcada pela coexistência de produtos variados, pela inserção de tecnologias e pela incorporação de conceitos sustentáveis no ambiente construído.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

sustentabilidade

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas