Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > agenda cultural > EXPOSIÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
22/06/2024 às 16:02 - há XX semanas | Autor: Da Redação

MURAL

Onze artistas são selecionados para projeto em homenagem ao 2 de julho

Entrega e o lançamento dos murais artísticos de Pirajá e do Barbalho será no dia 1º de julho

O tema desta edição especial é "2 de julho - Povo Independente"
O tema desta edição especial é "2 de julho - Povo Independente" -

Os onze artistas que farão parte da edição comemorativa do Projeto MURAL - Movimento Urbano de Arte Livre, em homenagem ao Dois de Julho, já foram divulgados pela organização do projeto. Veja abaixo a relação dos selecionados.

Muros e espaços do Barbalho:

- Anderson Santos,

- Isabela Seifarth e Ludimila Lima (em duo),

- Lee27,

- Mônica Reis,

- Rildo Foge,

- Tarcio V.

Já para os muros e espaços de Pirajá:

- Chany Duscio,

- Pipino,

- Samuca Santos

- Uillian Novaes.

O tema desta edição especial é "2 de julho - Povo Independente", para homenagear uma das mais importantes celebrações cívicas e tradicionais do país, o dia da Independência do Brasil na Bahia, com forte participação popular. Os dez trabalhos selecionados já começaram a fase de execução dos murais (que acontece até o final do mês de junho). A entrega e o lançamento dos murais artísticos de Pirajá e do Barbalho será no dia 1º de julho.

O projeto MURAL - Movimento Urbano de Arte Livre é considerado o primeiro projeto de arte vertical da Bahia, e desde 2016 vem espalhando arte pela capital baiana em prédios, muros e fachadas. Esta edição especial tema "2 de Julho - Povo Independente" é uma realização da Trevo Produções, Fundação Gregório de Mattos e Prefeitura Municipal de Salvador.

Os dez trabalhos selecionados já começaram a fase de execução dos murais
Os dez trabalhos selecionados já começaram a fase de execução dos murais | Foto: Divulgação

Sobre os artistas

Anderson Santos: é pintor e trabalha principalmente com o óleo sobre tela, cartão, madeira, e desenhista, utilizando o grafite ou o carvão sobre papel, e destes dois caminhos desenvolvendo pintura e desenho digital, adaptando a técnica tradicional para a nova realidade digital. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), 1999, expôs nas principais capitais brasileiras, mas também em Milão, Roma e Estados Unidos.

Isabela Seifarth é artista visual e trabalha sobretudo criando narrativas transmitidas através da pintura. Sua pesquisa permeia o universo das tradições da Bahia e do Recôncavo Baiano, incluindo seus acervos materiais e imateriais. Já Ludimila Lima é aquarelista que se inspira em seus ancestrais. É tatuadora e empreendedora, sua trajetória no mundo da arte iniciou através das artes plásticas com desenhos, grafite e pinturas em tecidos.

Lee27: artista visual e educador, é um dos pioneiros no país a inserir elementos de matriz africana no grafite, como orixás e pinturas negras, destacando principalmente a regionalidade baiana e a cultura do Recôncavo.

Mônica Reis: uma das artistas pioneiras do graffiti feminino na Bahia. Iniciou seus trabalhos como grafiteira em 2005, sendo uma das pioneiras entre as mulheres de Salvador a desenvolver a arte das tintas nos muros da cidade. Integrante dos grupos de grafiteiras Toque Feminino Crew.

Rildo Foge: artista plástico e muralista ilheense, cidade do sul da Bahia, ficou conhecido por retratar os tempos áureos nos muros de Ilhéus em grafite. Trabalha desenvolvendo oficinas em instituições e bairros, em cidades diferentes, Retrata a cena do movimento urbano através das artes visuais.

Tarcio V: artista visual, ilustrador e grafiteiro, iniciou sua trajetória artística em 2004, e logo se tornou um dos principais expoentes do graffiti da Bahia. Soteropolitano, o artista tem como fonte em seu trabalho a sua forte relação com a cultura popular e religiosidade afro-brasileira.

Chany Duscio: artista plástica argentina, residente na Bahia, muralista, e professora de artes visuais. Iniciou seus trabalhos como grafiteira em 2005, sendo uma das pioneiras entre as mulheres de Salvador a desenvolver a arte das tintas nos muros da cidade. Integrante dos grupos de grafiteiras Toque Feminino Crew.

Pipino: artista plástico, desenhista e grafiteiro, natural da cidade baiana Amélia Rodrigues. Influenciado pela natureza morta, cultura popular e tradição nordestina, Pipino tem se destacado pela sua capacidade de capturar a essência vibrante do cotidiano das feiras livres e das paisagens rurais e urbanas da Bahia.

Samuca Santos: é artista visual graduado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), grafiteiro e educador. Natural de Salvador, atua desde o ano de 2003 na cena urbana da capital baiana.

Uillian Novaes: artista plástico baiano, nascido na cidade de Maracás (sudoeste baiano), e formado em Belas Artes pela UFBA. Divide seu tempo entre produções de pinturas, gravuras, ilustrações e esculturas. Ao transitar por linguagens artísticas distintas, da escultura até a tatuagem, tem o desenho como fio condutor de suas expressões que possibilita registrar em cada linguagem suas características próprias.

Assuntos relacionados

Dois de Julho exposição movimento urbano de arte livre projeto mural

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Dois de Julho exposição movimento urbano de arte livre projeto mural

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Dois de Julho exposição movimento urbano de arte livre projeto mural

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA