Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > A TARDE AGRO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

A TARDE AGRO

Setor de florestas plantadas pode ser um potente vetor de desenvolvimento sustentável

Veracel Celulose mostra que “o setor de florestas plantadas pode ser um potente vetor de desenvolvimento

Por Claudia Lessa

07/05/2025 - 2:00 h
Cultivo de eucalipto
Cultivo de eucalipto -

Reconhecida por suas iniciativas socioambientais sustentáveis ligadas à gestão florestal, a Veracel Celulose mostra, através de sua atuação, que “o setor de florestas plantadas pode ser um potente vetor de desenvolvimento sustentável a partir de um modelo replicável de integração entre produção, conservação e compromisso com os desafios ambientais do presente e do futuro”, como afirma o gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Veracel Celulose, Alexandre Campbell de Mendonça.

Uma das suas principais ações da Veracel nas áreas de preservação e sustentabilidade é a RPPN Estação Veracel – maior reserva privada do patrimônio natural de Mata Atlântica do Nordeste, com 6.069 hectares protegidos, intercalando o cultivo de eucalipto com a preservação da vegetação nativa. “Além da sua expressiva biodiversidade, com registros de cerca de 300 espécies de aves e mamíferos, incluindo espécies ameaçadas como a onça-pintada, a harpia e o gato-maracajá, a reserva cumpre papel na regulação climática, proteção de nascentes e provisão de água para a região da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia”, avalia o porta-voz da empresa.

A RPPN Estação Veracel se destaca, ainda, por suas ações de educação ambiental, pesquisa científica e por conectar fragmentos de mata nativa através de corredores ecológicos, considerados essenciais para a manutenção da biodiversidade e do fluxo gênico. Ao lado de parcerias com instituições como o Instituto Chico Mendes e o Instituto Pró-Carnívoros, destaca Alexandre, a Veracel tem realizado pesquisas sobre a ocorrência de mamíferos em áreas de mata nativa “Esses estudos revelam que 70% das espécies presentes em unidades de conservação também habitam os fragmentos florestais das áreas da empresa, destacando a importância da silvicultura responsável para a conservação da biodiversidade regional”.

Em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia, a Veracel conduziu uma outra ação, através da qual mapeou as origens de amostras de resíduos plásticos encontrados nas praias do entorno do Terminal Marítimo de Belmonte, por onde a companhia realiza o transporte marítimo de sua celulose. “A sustentabilidade está em todos nossos processos. Este ano, conseguimos atingir 80% de redução no uso de defensivos agrícolas no viveiro de mudas de eucalipto com a adoção do controle biológico”.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas