‘Boom’ cultural no aniversário de Salvador | A TARDE
Atarde > Aniversário de Salvador

‘Boom’ cultural no aniversário de Salvador

Faltando apenas três dias para os 474 anos da capital baiana, bairros da cidade já se preparam para extensa p

Publicado domingo, 26 de março de 2023 às 06:00 h | Autor: Priscila Dórea

Salvador, meu amor, seu aniversário está chegando! A três dias de cantarmos parabéns para a grande aniversariante do mês, as ações pela cidade em comemoração aos 474 anos de nossa amada cidade estão a todo vapor.

Com encontros artísticos, shows, espetáculos e oficinas - pelo Comércio, Curuzu, Ribeira, Parque da Cidade, Valéria, Praça do Campo Grande… -, o movimento cultural na capital tem sido intenso e com opções para todos os gostos.

Ao todo, o Festival da Cidade 2023 - que acontece desde o dia 15 de março -, terá 18 dias de duração. Há quem ache pouco e há quem ache muito, mas a verdade é que 474 anos, não são 474 dias e depois de três anos sem uma grande comemoração dedicada a quarta cidade mais antiga do Brasil, toda essa movimentação é bem vinda.

E as maiores expectativas estão concentradas no próximo final de semana, dia 2 de abril, o domingo que encerra a longa comemoração, com shows de Ivete Sangalo, Luedji Luna, Caetano Veloso e Gilberto Gil, a partir das 19h40 no Farol da Barra.

“A gente sabe da importância desses eventos para projetar Salvador para o mundo. Teremos no domingo, em horário nobre, meia hora de transmissão ao vivo, além dos flashes. Nós vamos ser a cidade mais falada e comentada do país”, contou o prefeito Bruno Reis. Mas o último dia de festa não terá apenas os shows na Barra.

Logo cedo, às 9h no Pelourinho, acontece a segunda edição do Salvador Vai De Cafezinho (concurso de carrinhos de café), às 11h no Dique do Tororó a banda Mudei de Nome dará a famosa Volta ao Dique e às 19h no Espaço Boca de Brasa (Mercado de Cajazeiras), acontece o espetáculo Chiquita Com Dendê.

Rock no parque

No entanto, muita coisa ainda vai rolar essa semana. Hoje, a partir das 9h, o Parque da Cidade estará de portas abertas para mais um dia da Ação Rock no Parque, com feira de disco vinil, exposição do Projeto Tamar e Baleia Jubarte, discotecagem, cortejo de rock instrumental com La Roquestra, e show de Marcos Clement e convidados.

Já na Praça do Campo Grande, a partir das 10h de hoje, acontece a IX Semana do Artesão (que vai até o dia 28), com feira de arte e artesanato, espaço gastronômico, e uma programação cultural e musical para diversão de toda a família.

Depois das comprinhas e um almoço na feira, quem quiser descer para a Ponta de Humaitá às 16h, vai poder curtir o pôr do sol no Humaitá ao som da banda Jammil. O sol se pôs? Corre para o Largo da Mariquita no Rio Vermelho, que às 19h Mariene de Castro apresentará o show Santo de Casa, com a participação especial das Ganhadeiras de Itapuã e convidados, que vão fechar esse domingo com chave de ouro. 

Amanhã, dia 27, acontece a aula inaugural do Projeto Clube da Cena, às 19h no Teatro Gregório de Mattos. No mesmo horário e local também irá acontecer o lançamento da chamada pública da 2ª edição do Curto Circuito das Artes.

Atividades culturais, gastronômicas e musicais acontecem em variados pontos da cidade também nos outros dias desta semana - a programação completa pode ser conferida no site www.festivaldacidade.salvador.ba.gov.br.

Na quarta-feira (29), dia oficial do aniversário da cidade, as portas da Galeria da Cidade do Teatro Gregório de Mattos estarão abertas para a exposição Criador de Sonhos: Figurinos de Miguel Carvalho, e também haverá a inauguração do Busto do Professor Cláudio Veiga, no canteiro da Academia de Letras da Bahia.

"A gente está chamando esse ano de Viva Salvador, porque é uma grande celebração. É celebrar de forma muito especial e única a cidade. Como também cravar de uma vez por toda essa data não só no calendário da cidade, mas também no calendário nacional, porque Salvador tem essa relevância. Nessa linha a gente tem um evento âncora, com artistas que apresentam várias gerações e grupos da nossa cidade, com programações culturais dos mais diversos segmentos", explicou o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho.

Publicações relacionadas