Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ANIVERSÁRIO DE SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

FESTIVAL DA CIDADE

‘Boom’ cultural no aniversário de Salvador

Faltando apenas três dias para os 474 anos da capital baiana, bairros da cidade já se preparam para extensa p

Por Priscila Dórea

26/03/2023 - 6:00 h

Salvador, meu amor, seu aniversário está chegando! A três dias de cantarmos parabéns para a grande aniversariante do mês, as ações pela cidade em comemoração aos 474 anos de nossa amada cidade estão a todo vapor.

Com encontros artísticos, shows, espetáculos e oficinas - pelo Comércio, Curuzu, Ribeira, Parque da Cidade, Valéria, Praça do Campo Grande… -, o movimento cultural na capital tem sido intenso e com opções para todos os gostos.

Ao todo, o Festival da Cidade 2023 - que acontece desde o dia 15 de março -, terá 18 dias de duração. Há quem ache pouco e há quem ache muito, mas a verdade é que 474 anos, não são 474 dias e depois de três anos sem uma grande comemoração dedicada a quarta cidade mais antiga do Brasil, toda essa movimentação é bem vinda.

E as maiores expectativas estão concentradas no próximo final de semana, dia 2 de abril, o domingo que encerra a longa comemoração, com shows de Ivete Sangalo, Luedji Luna, Caetano Veloso e Gilberto Gil, a partir das 19h40 no Farol da Barra.

“A gente sabe da importância desses eventos para projetar Salvador para o mundo. Teremos no domingo, em horário nobre, meia hora de transmissão ao vivo, além dos flashes. Nós vamos ser a cidade mais falada e comentada do país”, contou o prefeito Bruno Reis. Mas o último dia de festa não terá apenas os shows na Barra.

Logo cedo, às 9h no Pelourinho, acontece a segunda edição do Salvador Vai De Cafezinho (concurso de carrinhos de café), às 11h no Dique do Tororó a banda Mudei de Nome dará a famosa Volta ao Dique e às 19h no Espaço Boca de Brasa (Mercado de Cajazeiras), acontece o espetáculo Chiquita Com Dendê.

Rock no parque

No entanto, muita coisa ainda vai rolar essa semana. Hoje, a partir das 9h, o Parque da Cidade estará de portas abertas para mais um dia da Ação Rock no Parque, com feira de disco vinil, exposição do Projeto Tamar e Baleia Jubarte, discotecagem, cortejo de rock instrumental com La Roquestra, e show de Marcos Clement e convidados.

Já na Praça do Campo Grande, a partir das 10h de hoje, acontece a IX Semana do Artesão (que vai até o dia 28), com feira de arte e artesanato, espaço gastronômico, e uma programação cultural e musical para diversão de toda a família.

Depois das comprinhas e um almoço na feira, quem quiser descer para a Ponta de Humaitá às 16h, vai poder curtir o pôr do sol no Humaitá ao som da banda Jammil. O sol se pôs? Corre para o Largo da Mariquita no Rio Vermelho, que às 19h Mariene de Castro apresentará o show Santo de Casa, com a participação especial das Ganhadeiras de Itapuã e convidados, que vão fechar esse domingo com chave de ouro.

Amanhã, dia 27, acontece a aula inaugural do Projeto Clube da Cena, às 19h no Teatro Gregório de Mattos. No mesmo horário e local também irá acontecer o lançamento da chamada pública da 2ª edição do Curto Circuito das Artes.

Atividades culturais, gastronômicas e musicais acontecem em variados pontos da cidade também nos outros dias desta semana - a programação completa pode ser conferida no site www.festivaldacidade.salvador.ba.gov.br.

Na quarta-feira (29), dia oficial do aniversário da cidade, as portas da Galeria da Cidade do Teatro Gregório de Mattos estarão abertas para a exposição Criador de Sonhos: Figurinos de Miguel Carvalho, e também haverá a inauguração do Busto do Professor Cláudio Veiga, no canteiro da Academia de Letras da Bahia.

"A gente está chamando esse ano de Viva Salvador, porque é uma grande celebração. É celebrar de forma muito especial e única a cidade. Como também cravar de uma vez por toda essa data não só no calendário da cidade, mas também no calendário nacional, porque Salvador tem essa relevância. Nessa linha a gente tem um evento âncora, com artistas que apresentam várias gerações e grupos da nossa cidade, com programações culturais dos mais diversos segmentos", explicou o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

PM e irmão teriam sido mortos por traficantes em Cosme de Farias

Play

Salvador é um “porto seguro” e “essa agonia”, diz professor

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA