Busca interna do iBahia
HOME > ARTIGOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ARTIGOS

A ACB e o empresáriado na COP-30

Confira o artigo de Georges Humbert

Georges Humbert*

Por Georges Humbert*

11/11/2025 - 7:00 h
Imagem ilustrativa da imagem A ACB e o empresáriado na COP-30
-

A realização da COP-30 em Belém do Pará representa um marco para o Brasil e uma oportunidade única para o Norte e o Nordeste reafirmarem seu papel estratégico no enfrentamento das mudanças climáticas. Para a Associação Comercial da Bahia (ACB), essa conferência é mais do que um evento diplomático: é um ponto de inflexão para reposicionar o setor produtivo baiano como protagonista da economia verde e da transição energética.

Os temas centrais da COP-30 dialogam profundamente com a agenda atual da ACB e com os rumos da economia baiana. Questões como a descarbonização, a bioeconomia, a energia limpa e a adaptação climática estão no centro das nossas preocupações. A Bahia já desponta como referência nacional em geração de energia eólica e solar, e agora se prepara para avançar no hidrogênio verde e em novos modelos de produção sustentáveis no agronegócio e na economia do mar. São setores que unem potencial econômico, inovação e compromisso ambiental.

Tudo sobre Artigos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A presença da ACB em Belém não é apenas simbólica — é estratégica. Nosso objetivo é fortalecer o elo entre desenvolvimento econômico e responsabilidade socioambiental. Entendemos que sustentabilidade não é um custo, mas uma vantagem competitiva. As empresas que souberem incorporar boas práticas ESG, investir em eficiência energética e buscar rastreabilidade em suas cadeias produtivas estarão mais preparadas para competir globalmente e acessar novos mercados.

Durante a COP-30, a ACB pretende ampliar o diálogo com organismos internacionais, fundos de investimento e instituições empresariais de outros países. Buscamos cooperações que resultem em projetos concretos para a Bahia — especialmente nas áreas de inovação tecnológica, financiamento verde, descarbonização e capacitação empresarial. Acreditamos que é possível alinhar crescimento econômico com responsabilidade ambiental, e queremos trazer de Belém as melhores experiências e instrumentos para transformar essa visão em realidade.

Sob a liderança e visão sustentável da Presidente Isabela Suarez, fincados no legado do ativismo associativo empresarial do presidente do Conselho Paulo Cavalcanti e na tradição bicentenária e histórica ACB, de tanta contribuição para a Bahia e Brasil, pretendemos contribuir para a construção de uma governança climática sólida na Bahia, capaz de integrar o setor produtivo, a academia e o poder público em torno de uma agenda comum. A partir das experiências e conhecimentos adquiridos na COP-30, a ACB trabalhará para traduzir as metas globais em ações locais — fomentando uma cultura empresarial comprometida com o futuro do planeta e com o desenvolvimento sustentável do nosso estado.

A Bahia tem tudo para ser protagonista da nova economia verde brasileira. O que se discute em Belém ecoa diretamente em nosso território: inovação, sustentabilidade e competitividade caminham juntas.

A ACB reforça seu papel histórico de liderança e articulação, contribuindo para que o empresariado baiano avance rumo a um futuro mais próspero, sustentável e integrado às metas globais de desenvolvimento. E é com essa visão que a ACB vai à COP-30 — para reafirmar que o empresariado baiano está pronto para crescer produzindo valor econômico, social e ambiental.

*Advogado, professor, pós-doutor em direito, presidente do Ibrades e Vice-Presidente da ACB

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Pontes para o Consensualismo

x