ARTIGOS
ENEM – Multiplicação e Divisão de sonhos.
Confira o artigo dee Rowenna Brito

Por Rowenna Brito*

No próximo domingo, a juventude brasileira é convocada para participar de uma avaliação, que é muito mais que provas e gabaritos – é o exercício da cidadania pedagógica, e ouso dizer, que é o autêntico e verdadeiro grito da soberania do país através dos seus jovens.
Não existe nação soberana quando a educação e o futuro da juventude deixa de existir nas pautas das políticas públicas, e neste sentido, o Exame Nacional do Ensino Médio, nos seus 28 anos de edição, tem se consolidado para muito além de uma avaliação da qualidade do ensino médio. Atualmente, o resultado do ENEM para os estudantes é um passaporte de ingresso para as universidades públicas e particulares, também para a participação nas políticas públicas como Prouni e Fies.
Quem já passou dos 40 anos talvez não se recorde, mas antes do ENEM, a juventude se desdobrava para pagar inscrições nos vestibulares das Universidades, as vezes a ausência de recursos financeiros era um empecilho, estagnava os mais pobres e facilitava a lógica perversa de que apenas os ricos e a classe média poderiam ter acesso ao ensino superior. Aos filhos dos trabalhadores era destinado apenas a conclusão da Educação Básica, o sonho parava ali. A universidade era muito longe e inatingível.
Sinto uma enorme satisfação em ser professora e secretária da educação quando no Enem do ano passado, a Rede Pública da Bahia esteve e está entre as primeiras que mais colocaram estudantes nas Universidades Públicas, muitos dos nossos estudantes com notas altas na Redação, e como resultados, os filhos dos lavradores, dos operários, dos comerciários, dos motoristas, enfim dos trabalhadores adentram as Universidades, mudam a sua realidade, alcançam novos horizontes e dividem os sonhos com as suas famílias e seus professores.
Que os próximos domingos de provas sejam dias de esperança, demonstração de conhecimento e aprendizagens. Em Salvador, o metrô é gratuito, no interior e seus distritos e comunidades rurais temos mobilizado os prefeitos para que o transporte escolar funcione nos dias de aplicação das provas, não queremos nenhum estudante atrasado.
O sonho não tem limite e a educação é a ponte que transforma o imaginário em realidade. De caneta preta na mão construiremos um Brasil diferente, no qual existirá justiça social, qualidade de vida e dignidade.
E para os estudantes deixo a máxima que tenho repetido incansavelmente nos últimos dias: “ estou com vocês no ENEM”.
*Rowenna Brito, Secretária de Educação do Estado da Bahia
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes
